Não resta a menor dúvida: os drones vieram para ficar. Das espetaculares coreografias e animações em eventos e datas comemorativas até serviços de delivery, as aplicações parecem ser infinitas.
E é claro que em um setor estratégico como a agricultura, do qual depende toda a humanidade, o drone também tem sido utilizado. Por enquanto, de maneira ainda não totalmente disseminada, porém com grandes perspectivas de tornar-se um aliado indispensável no manejo das lavouras de todo o mundo. Os números atuais são muito promissores e indica esta tendência: nada menos de 25% dos veículos aéreos não tripulados estão a serviço da agricultura.
São muitas as aplicações dos drones no agronegócio
. Monitoramento de toda a extensão da propriedade agrícola;
. Mapeamento aéreo, possibilitando uma visão de diferentes ângulos da lavoura;
. Vigilância e análise da plantação, permitindo detecção de pragas e doenças, falhas no plantio, excesso ou escassez de irrigação;
. Pulverização de defensivos e fertilizantes, gerando economia de tempo e mão de obra: a redução de custos pode chegar a 80%;
. Demarcação de plantio;
. Localização precisa de áreas de desmatamento e de focos de incêndio;
. Sensível aprimoramento da gestão de dados, proporcionando informações detalhadas e agilizando decisões;
. Além da agricultura, os drones também são de grande valia para a pecuária – especialmente como sistema de segurança e monitoramento do gado.
Agora, para finalizar o post e saindo um pouco da área agrícola: como será que tem sido a utilização do drone na educação? Se você pensa que esta tecnologia tem pouco a ver com ensino, está bem enganado… mas isto é assunto para uma outra postagem!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://itarc.org/uso-de-drones-na-agricultura/#:~:text=Serve%20para%20an%C3%A1lise%20da%20planta%C3%A7%C3%A3o,uma%20das%20pr%C3%A1ticas%20mais%20famosas.
A Tecnologia é surpreendente!