ALÉM DE AMORES E OBRAS DE ARTE, O SENA TAMBÉM INSPIRA AS OLIMPÍADAS

Rio Sena será uma das grandes atrações olímpicas Foto: Imagem de kstudio no Freepik

O Rio Sena, com suas 37 maravilhosas pontes e seus bateau-mouches, inspirou e continua inspirando grandes paixões, pintores de todas as escolas artísticas, músicos, escritores, cineastas. Um dos cartões postais de Paris, a cidade-luz, nas duas margens do Sena se desenrolaram alguns dos momentos mais marcantes da história e da cultura ocidental.

Em breve, o lendário rio terá um protagonismo ainda maior no contexto parisiense. Além de abrigar muitas das competições aquáticas das Olimpíadas de 2024, será também palco da cerimônia de abertura do evento. Esta terá tudo para tornar-se inesquecível, pois sua idealização difere completamente de todas as outras realizadas até agora, sempre circunscritas a estádios fechados. A abertura atrairá pelo menos 600.000 espectadores, além dos bilhões que a acompanharão em todo o mundo, via TV ou pela internet. Cerca de 160 barcos estarão envolvidos na cerimônia inaugural, que percorrerá um trajeto de 6 km, partindo da ponte de Austerlitz até chegar ao Trocaderó, local que oferece a vista mais privilegiada da Torre Eiffel.

Os testes para aferição da qualidade da água serão constantes neste e no próximo ano, em um esforço de despoluição que começou em 2018 e que se intensificará com a proximidade dos jogos. Tudo indica que os níveis bacteriológicos serão considerados satisfatórios para a realização das provas – o que sem dúvida conferirá um charme todo especial às modalidades.

Evento-teste confirmou a saudabilidade das águas

No último dia 17 de agosto, uma prova de natação feminina, vencida pela triatleta britânica Beth Protter, serviu como teste tanto para comprovar a saúde das atletas após a competição quanto para a organização do evento.

Após a realização das Olimpíadas, o Sena deverá ser liberado para que os moradores de Paris façam uso dele para a prática de natação e outras atividades competitivas e de lazer aquático. O trabalho de despoluição consumiu recursos da ordem de 1,4 bilhão de euros (7,3 bilhões de reais).

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://cultura.uol.com.br/esporte/noticias/2023/08/17/6093_rio-sena-passa-no-primeiro-teste-para-as-olimpiadas-de-paris-nesta-quinta-feira-17.html

https://olympics.com/pt/noticias/novidades-paris-2024-cerimonia-abertura-rio-sena
https://www.uol.com.br/esporte/ultimas-noticias/reuters/2023/07/17/paris-2024-faz-testes-no-rio-sena-para-criar-cerimonia-de-abertura-inesquecivel.htm
Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *