O Minecraft dispensa maiores apresentações. É simplesmente o jogo eletrônico mais vendido no mundo, com mais de 200 milhões de cópias comercializadas.
Superpopular entre as crianças e adolescentes, a maioria dos pais de alunos não têm ideia do quanto o Minecraft pode colaborar no desenvolvimento da criatividade e do raciocínio também no contexto escolar, como uma poderosa ferramenta educativa. Isso significa uma fantástica expansão em matéria de dinâmicas pedagógicas, colaborando no desenvolvimento da autonomia e promovendo o contato com a tecnologia desde a Educação Infantil.
O Minecraft possui dois modos de jogo – o de sobrevivência e o criativo. Tanto em um quanto em outro, o jogador frequentemente passa horas em frente ao computador, o tablet, o celular, o PS ou o Xbox.
Alguns dos muitos benefícios do Minecraft
. Desenvolve a noção de espaço, por exigir a distribuição adequada das peças.
. Favorece o conhecimento histórico, ao permitir reproduzir, por exemplo, monumentos e edificações de diferentes períodos.
. A imaginação corre solta, em um amplo leque de possibilidades construtivas.
. Planejamento e tomada de decisões são também desenvolvidos, pois o jogador precisa se organizar e estabelecer estratégias.
O Modo Criativo
O Modo Criativo é o mais desafiador e instigante do Minecraft, permitindo aos jogadores criar e destruir estruturas e mecanismos com o uso infinito de blocos.
É nesta modalidade que o game mostra todo o seu imenso potencial a serviço da dinâmica pedagógica, estimulando a criatividade, a colaboração e a resolução de problemas em um ambiente digital envolvente.
E foi no intuito de unir o Modo Criativo do Minecraft com o imenso apelo do jogo junto às crianças e jovens que surgiu uma ideia que uniu cinco dos melhores colégios da cidade.
1º Torneio InterEscolar de e-sports: um sucesso que tem tudo para se firmar no calendário de eventos de Itatiba
Tendo Itatiba e seus pontos turísticos como tema e inspiração, gamers das escolas Triação, Litteratus, Da Vinci, Next e Objetivo Itatiba arrasaram na criatividade, no raciocínio e na desenvoltura com os blocos e ferramentas do Minecraft.
Totalmente realizado em ambiente virtual, em junho deste ano, o evento mobilizou e agitou a galera dos cinco colégios participantes, gerando um engajamento e uma repercussão acima das expectativas – o que nos autoriza afirmar que esta foi a primeira de uma série de futuras edições, a serem promovidas nos próximos anos.
O Torneio contou também com a modalidade Fortnite, sendo que, em ambas, as finais foram transmitidas em live exclusiva, com comentários dos youtubers Nofaxu e Pai Também Joga, dois grandes influenciadores junto ao público gamer.
As construções executadas pelos alunos dos colégios, assim como os trabalhos vencedores e o vídeo com a live da final podem ser acessados aqui: http://torneiodejogos.com.br/t2ei/
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!