5 ferramentas gratuitas para criar seus próprios e-books

A internet foi um marco na liberdade de expressão em todos os continentes. Se antes você precisava ter acesso a um grande veículo de comunicação, como a TV ou o rádio, para levar seus pensamentos e descobertas para milhares de pessoas, hoje todos podem atingir amplo alcance nas redes sociais e no universo dos blogs. Com os livros não seria diferente. Quem antes dependia da boa vontade das editoras para que suas ideias fossem publicadas, hoje pode recorrer aos chamados e-books.

Abreviação para electronic book, ou “livro eletrônico”, esse tipo de publicação tem diferentes formatos (.pdf, .epub, .doc, .odt, .txt etc.), podendo ser lido em diversos dispositivos, como o computador, tablet, celular ou os chamados e-readers, como o Kobo e o Kindle. Além de reduzir custos de impressão e gastos com papel, os livros eletrônicos são um ótimo recurso para alunos e professores desenvolverem materiais colaborativos em sala de aula.

Quer utilizar esses materiais e garantir um ensino personalizado? Confira as nossas dicas de 5 ferramentas gratuitas para criar os seus próprios e-books!

Livros Digitais

Desenvolvida pelo Instituto Paramitas, aqui no Brasil, a plataforma Livros Digitais tem uma interface intuitiva, disponibilizando modelos prontos para você escolher o estilo da sua publicação. O arquivo pode ser publicado na web, salvo em HTML, no formato A4 para impressão ou ainda no formato .pdf. Você pode até compartilhar o seu livro nas redes sociais! Com aplicações simples, uma das vantagens da ferramenta é estar disponível em português e ter fácil usabilidade.

ePub Bud

Apesar de ter um layout estranho, o ePub Bud foi desenvolvido para criar livros digitais infantis para iPad. A ferramenta permite fazer upload de arquivos ou criar publicações para serem acessadas pelo tablet. Com ela, os usuários também podem disponibilizar as produções gratuitamente ou optar por vendê-las. Disponível em inglês.

MyeBook

O MyeBook permite que o usuário crie e edite e-books facilmente, sendo ele uma das ferramentas mais completas para a criação de livros digitais. Você também pode inserir imagens, vídeos e arquivos de áudio nos livros, além de ter a possibilidade de exportá-lo como PDF ao final da montagem. Quem gosta de analisar dados ganha um bônus: o MyeBook tem um analytics, que permite o monitoramento da publicação. Saber quem está lendo seus livros nunca foi tão fácil! Disponível em inglês.

Papyrus

O Papyrus permite escolher um estilo de formatação a partir de uma lista de modelos de capa e personalizá-lo de acordo com suas necessidades e gostos. Você pode inserir arquivos de imagem e links, e há ainda uma funcionalidade para importar textos e imagens a partir de uma URL. Assim, aquele blog para relatar as experiências de sala de aula pode virar um livro! Depois de clicar em “publicar”, você tem a sua obra disponível em uma URL ou pode exportá-la para os formatos .pdf, .epub e kindle. Disponível em português, com plano gratuito e profissional.

Book Builder

O Book Builder é voltado especialmente para professores e tem vários recursos pedagógicos, inclusive para alunos com deficiência. A plataforma é bastante intuitiva e interativa, permitindo que os livros tenham glossários, textos, imagens, áudios e até mesmo que possam ser lidos em voz alta — os assistentes, personagens que podem ser escolhidos para apoiar o leitor, são personalizáveis e podem ser selecionados durante a leitura para ler os textos com a voz escolhida durante a produção do livro. Funcionando em português de Portugal, o Book Builder disponibiliza as obras para leitura online, download, impressão e publicação na Biblioteca Pública.

Além de trazer mais sustentabilidade à sala de aula, evitando gastos desnecessários com papel, os e-books ajudam no compartilhamento de saberes nos espaços escolares. Assim, alunos e professores podem desenvolver seus próprios conteúdos e disseminar o conhecimento!

Se você também se entusiasma pelo potencial da tecnologia em sala de aula, leia também as nossas dicas de 5 aplicativos para aprender matemática se divertindo!