10 FILMES QUE TÊM A ESCOLA COMO CENÁRIO OU A EDUCAÇÃO COMO TEMA.

1
Dicas  |  Next 2 You

Quem estuda no Next, sabe muito bem: o convívio escolar envolve uma rica dinâmica de relacionamentos e descobertas, que vão muito além do ensinar e aprender. Algumas destas experiências são tão marcantes que chegam a inspirar livros e filmes. 

Este post reúne dez, dentre os muitos filmes já realizados tendo como contexto a rotina escolar ou a educação como argumento ou parte da trama. É provável que alguns você já tenha visto, e outros que ainda nem tenha ouvido falar. Há os que se tornaram clássicos com o tempo, outros são mais recentes. Mas todos, certamente, irão corresponder às expectativas de um bom e saudável divertimento para toda a família. 

Ao mestre com carinho

Um engenheiro aceita lecionar em uma escola “barra pesada” de Londres. Lá ele depara-se com um grupo de adolescentes rebeldes, determinados a expulsá-lo do cargo. Tratados com respeito, os alunos abandonam o comportamento hostil e se afeiçoam ao mestre. 

Onde assistir: Apple TV, Claro Vídeo, Google Play, Microsoft Store.

Sociedade dos poetas mortos 

O professor de Inglês John Keating ingressa em uma escola preparatória de meninos, conhecida por suas antigas tradições. Ele usa métodos pouco ortodoxos de ensino, passando a enfrentar enormes pressões da escola e de pais de alunos. Com a ajuda de Keating, alguns dos jovens aprendem como não serem tão tímidos, seguirem seus passos e aproveitar cada dia. 

Onde assistir: Apple TV, Star+, Google Play, Vizer TV.

Entre os muros da escola

Inspirado no livro homônimo de François Bégaudeau, em que se relata a experiência de um professor de francês em uma escola de ensino médio na periferia parisiense – lugar de mistura étnica e social, um microcosmo da França contemporânea. 

Onde assistir: Apple TV.

Uma mente brilhante

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de John Nash, que aos 21 anos formulou um teorema que provou sua genialidade, reconhecida com um Prêmio Nobel. Diagnosticado pelos médicos como esquizofrênico, Nash enfrenta batalhas em sua vida pessoal. Como contraponto ao seu desequilíbrio está Alicia, uma ex-aluna com quem se casa e tem um filho.

Onde assistir: HBO Max, Now, Microsoft Store,  Apple TV, Claro Vídeo, Google Play, Amazon Prime.

A rede social

Mark Zuckerberg é um estudante na Universidade de Harvard. Em 2004, ele e alguns de seus amigos criam um site que permite aos alunos da Universidade criar perfis e subir fotos. O filme mostra como o jovem gênio utilizou uma ideia para ficar bilionário com a rede social, que se tornaria o Facebook. 

Onde assistir: HBO Max, Star +, Netflix, Claro Vídeo.

Como estrelas na Terra – toda criança é especial

O jovem Ishaan é uma criança que sofre de dislexia e custa a ser compreendida, por não conseguir acompanhar as aulas e focar sua atenção. Após ser chamado pela escola, o pai, que o trata com muita rudeza, decide levá-lo a um internato – atitude que leva o pequeno a cair em depressão. Um professor substituto de artes, Nikumbh, percebe o problema de Ishaan e traça um plano para devolver a ele a alegria de viver.

Onde assistir: Netflix, Youtube.

O aluno: uma lição de vida

A história de Kimani Maruge Ng’ang’a, queniano que foi preso e torturado por lutar pela liberdade de seu país. Aos 84 anos, quando soube de um programa governamental de escolas para todos, Maruge se candidata a uma escola primária que atende crianças de seis anos. Sua entrada acontece com o apoio de uma das professoras, e ele também se torna um grande educador. 

Onde assistir: Vizer TV.

Além da sala de aula

Uma professora sem experiência supera seus medos e preconceitos ao lecionar para crianças de rua em uma sala improvisada de um abrigo, fazendo grande diferença na vida delas. 

Onde assistir: Youtube, Vizer TV.

Escola de rock

O guitarrista Dewey finge ser professor de música em uma escola particular. No entanto, quando ele percebe o talento dos alunos, Dewey percebe que pode formar um grupo para vencer a batalha das bandas. 

Onde assistir: HBO Max, Apple TV, Google Play, Microsoft Store.

O milagre de Anne Sullivan

O desafio representado pela educação de Helen Keller parecia insuperável. Surda e cega desde os 19 meses de idade, a jovem havia se tornado violenta. Mas Anne Sullivan, também com um histórico de cegueira, enfrentou dificuldades e superou expectativas, ensinando a Helen primeiro a linguagem de sinais, e mais tarde a falar por meio da leitura labial por tato. Oscar de melhor atriz e de melhor atriz coadjuvante. 

Onde assistir: Apple TV, Amazon Vídeo.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. 

Fontes para elaboração do conteúdo: https://guiadoestudante.abril.com.br/dica-cultural/10-filmes-sobre-educacao/

https://www.revistaprosaversoearte.com/25-filmes-para-pensar-e-repensar-a-educacao/

https://www.clipescola.com/10-filmes-sobre-educacao-para-repensar-sua-escola

https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/dez-filmes-imperdiveis-sobre-educacao-aeu7wkyv7tdy4saveuid34d7h/

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.