Vai para uma universidade de fora? 5 dicas para morar em república

Que momento emocionante o de descobrir que passou no vestibular daquela faculdade que você tanto queria! É hora de renovar as expectativas, de focar nos estudos e conhecer um monte de gente nova.

Dá até um frio na barriga, não é? Afinal, são muitos os desafios envolvidos nessa nova etapa! E se você tiver que mudar de cidade e morar em uma república, os desafios irão muito além da nova vida estudantil.

Morar em república com pessoas desconhecidas e dividir com elas seu dia a dia pode ser muito prazeroso e uma boa oportunidade de fazer amigos, mas pra isso você deve estar disposto a seguir pequenas regras de convivência.

Pensando nos marinheiros de primeira viagem, reunimos algumas dicas que ajudarão e muito nessa nova experiência. Confira!

1. Siga as regras da república

Se você será recebido em uma república que possui regras estabelecidas de limpeza, organização e divisão de tarefas, e seus colegas já estão acostumados com esta rotina, o melhor a fazer é seguir o fluxo.

Adapte-se primeiro e, se depois de algum tempo você notar que tem sugestões de melhorias, reúna todos e fale abertamente, de forma educada e sem impor, ridicularizar ou expor ninguém.

2. Adquira bons hábitos

Arrume seu quarto e lave sua louça diariamente. Se houver uma divisão de tarefas estabelecida, cumpra a sua parte sem esperar ser cobrado. Contribua com as despesas da casa fazendo os pagamentos antes da data de vencimento. Resumindo: não dê motivos para falatórios.

Pode parecer bobagem, mas é consenso entre os moradores de repúblicas a seguinte regra: nunca esconda alimentos! Isso porque quando seus colegas descobrirem (é só uma questão de tempo até que alguém descubra), você será visto como mesquinho para sempre e por todos! Confie nos colegas que você mesmo escolheu para serem seus companheiros.

3. Controle suas despesas

Se seus pais vão ajudá-lo financeiramente nesta fase, cuide para que eles não precisem exagerar nos gastos com você: controlar suas despesas é um grande passo para atingir a sua independência.

Anote tudo em um caderno, desde compras de produtos de limpeza e higiene pessoal, até os pequenos gastos com lanches na faculdade e xerox de livros. Em um curto prazo de tempo, você terá total controle das suas despesas e informações suficientes para deixar seus pais mais seguros de que fizeram a escolha certa!

4. Programe viagens para casa

Planeje-se para voltar para casa ao menos uma vez por mês, em finais de semana e recessos prolongados. Mas saiba que períodos difíceis — como época de provas finais, por exemplo — surgirão, e se não der para visitar a família, você precisará usar outros meios para matar a saudade.

Nessas horas, aproveite as redes sociais e ferramentas de conversa online para manter contato com seus amigos e familiares. Mas lembre-se: o uso excessivo da tecnologia pode atrapalhar os seus estudos.

5. Respeite seus limites e os limites dos outros

Se vai dividir o quarto com alguém, saiba respeitar os limites. Nada de luz acesa de madrugada ou som alto quando não estiver sozinho. Respeite a outra pessoa e faça acordos de horários com ela para não haver conflitos ou desgastes entre vocês.

Se bater o mal humor, isole-se pelo tempo que achar necessário para se recompor e não desconte nas pessoas. Conquiste o seu espaço aos poucos, sempre com muito diálogo e bom senso!

Não se preocupe se parecer complexo no início, pois é normal que toda mudança nos deixe inseguros. Trata-se apenas de um período de adaptação e logo você vai adorar morar em uma república.

Importante mesmo é nunca perder o foco nos estudos porque, afinal, passar no vestibular é apenas o primeiro passo de muitos que você vai dar em direção à sua formação profissional!

E aí, já está preparado para morar em república? Quer ficar por dentro de outras dicas para passar pela faculdade sem maiores problemas? Siga nossa página no Facebook mais novidades sobre educação e qualidade de vida!