O Birdwatching, que em português significa “observação de pássaros”, é uma atividade ao ar livre que remonta ao século XIX, tendo como um dos pioneiros Gilbert White, naturista inglês antecessor de Darwin.
A prática se propõe a registrar os pássaros em seus habitats naturais, capturando imagens e gravando cantos das diferentes espécies. Trata-se de um hobby relaxante, saudável, desafiador e instrutivo, que propicia uma reconexão com o meio em que vivemos. Mas não é só isso, não: observar e registrar as aves pode ser fundamental para a ciência, pois diversas pesquisas, descobertas e artigos foram publicados a partir de informações compartilhadas entre os adeptos. Por isso, o Birdwatching é considerado um hobby cidadão.
Prática vem crescendo no Brasil
Graças à variedade de ecossistemas e à imensa extensão territorial, o Brasil é um país ideal para a prática do Birdwatching, embora para muitos ela ainda seja desconhecida pela escassa divulgação. São mais de 1900 aves catalogadas por aqui, sendo que 293 só existem em território brasileiro. Para se ter uma ideia do crescimento da prática entre nós, há 10 anos o número de birdwatchers não passava de 2000; hoje são 35.000, com possibilidade de atingir 100.000 nos próximos 3 anos.
Itatiba tem potencial para ser um polo de Birdwatching
Pela natureza privilegiada que nos rodeia, podemos afirmar que a cidade de Itatiba é especialmente vocacionada para atrair os apreciadores de pássaros, concorda? Caso você tenha interesse em se aprofundar sobre o assunto, não deixe de acessar o WikiAves (www.wikiaves.com.br) – site de conteúdo interativo direcionado aos observadores de aves, reunindo imagens, sons, textos e mapas de ocorrência das espécies brasileiras. Há também um blog muito inspirador e repleto de informações aos interessados: o Birdwatching Brasil (birdwatchingbrasil.wordpress.com).
Uma boa câmera numa mão, um binóculo na outra, ouvidos e olhos atentos. Ótimo birdwatching pra você!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://birdwatchingbrasil.wordpress.com/