O Autismo, felizmente, é uma desordem que aos poucos vem ganhando um olhar menos preconceituoso e mais inclusivo por parte da sociedade.
Afetando cerca de 70 milhões de pessoas, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma deficiência no desenvolvimento neurológico que interfere na organização dos pensamentos, emoções e sentimentos. Dentre os muitos sinais que o caracterizam estão a dificuldade de comunicação e do uso da imaginação, problemas de socialização e o comportamento limitado e repetitivo, resultando em um repertório restrito de interesses e atividades.
Como o próprio nome diz, o Autismo é caracterizado por um amplo espectro de sintomas, que afetam com maior ou menor intensidade a interação social e o bem-estar do indivíduo. Assim, cada autista apresenta um conjunto único de manifestações e de dificuldades.
Selecionamos alguns filmes e séries que oferecem uma visão mais ampla sobre o Transtorno do Espectro Autista, abordando-o de maneira menos estigmatizante e promovendo maior conscientização a respeito do assunto.
RAIN MAN
A história gira em torno de Charlie Babbitt (interpretado por Tom Cruise), que descobre que seu irmão mais velho Raymond (vivido por Dustin Hoffman) é um autista com habilidades excepcionais em matemática. O filme retrata a jornada de Charlie ao aprender a se relacionar com Raymond, revelando os desafios e as complexidades da vida com autismo. Disponível na Apple TV e na Amazon Prime Vídeo.
TEMPLE GRANDIN
Baseado em uma história real, narra a vida de uma mulher com autismo que se tornou uma renomada especialista em comportamento animal. Tendo a atriz Claire Danes no papel principal, a história mostra como Temple Grandin supera os desafios do autismo e usa suas habilidades únicas para fazer contribuições significativas em sua área de especialização. Disponível no Max e na Amazon Prime Vídeo.
UMA ADVOGADA EXTRAORDINÁRIA
A série sul-coreana retrata o dia a dia de uma jovem advogada autista. Recém-contratada por um grande escritório de advocacia, ela enfrenta desafios dentro e fora do tribunal. Sua dificuldade de interagir socialmente e seu comportamento estereotipado e repetitivo evidenciam as dificuldades de lidar com o preconceito na vida real. Disponível na Netflix.
ATYPICAL
A série conta de forma bem-humorada a rotina de um adolescente autista e sua busca por independência. Disponível na Netflix.
EM UM MUNDO INTERIOR
O documentário de Mariana Pamplona e Flávio Frederico é o primeiro longa-metragem brasileiro que fala estritamente sobre autismo. Ele foi criado para desconstruir estereótipos e descrever o universo atípico de forma poética e tocante.
FAROL DAS ORCAS
O filme é inspirado na história real do biólogo Roberto Bubas. Relata sua experiência com as orcas e uma forma de terapia com um garoto autista.
Delicada e com uma fotografia espetacular, a trama traz à tona reflexões sobre a necessidade de entender o outro e de como lidar com situações inesperadas e que fogem do nosso cotidiano. Disponível na Netflix.
NÓS, AUTISTAS
A série jornalística mostra que pessoas com Transtorno do Espectro Autista nem sempre correspondem ao estereótipo que habita o nosso imaginário. Disponível no Terra Nós.
THE GOOD DOCTOR
Shaun Murphy (Freddie Highmore) é um jovem cirurgião diagnosticado com a síndrome de Savant. O jovem é um profissional exemplar que vive um cotidiano agitado na ala pediátrica de um conceituado hospital. Além dos desafios da profissão, ele precisa provar sua capacidade a seus colegas e superiores. Disponível no Globoplay
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!