Não demora muito e este período de isolamento que enfrentamos estará superado. O que não significa que será esquecido: dele provavelmente teremos tirado grandes lições, tanto para o desenvolvimento pessoal quanto para o bem-estar coletivo.
Passado o distanciamento, a expectativa é que consigamos incorporar às nossas novas rotinas o que de melhor pudermos aprender nestes tempos nebulosos.
É… nem tudo parece ser prejudicial numa pandemia!
Quando tudo passar, certamente teremos:
. Cuidados mais frequentes de higienização, especialmente das mãos. Lembrando que, além de vírus, mais profilaxia significa menos ataques de bactérias e fungos.
. Um melhor exercício da paciência e da tolerância.
. Maior controle da ansiedade.
. Possibilidade de tornarmos permanente o sistema home-office, em um grande número de ocupações.
. O e-commerce consolidado como alternativa de compras, ganhando mais terreno em relação às lojas tradicionais.
. Adaptação à prática de atividades físicas em casa.
. Fortalecimento da interação familiar e da compreensão das individualidades.
. Maior atenção aos idosos. O fato de terem sido parte de grupo de risco, resultará em uma maior preocupação em relação a eles.
. Pais mais próximos das crianças. A dinâmica do home schooling e a permanência compulsória de todos em casa acabará por estreitar os laços de afeto.
. O entendimento de que precisamos de menos do que imaginávamos para viver satisfatoriamente. Isso pode nos levar a um consumo mais consciente.
. Saúde mais equilibrada, resultado da preocupação em fortalecer a imunidade.
. Uma melhor e mais eficiente administração da agenda de cada um.
. Uma divisão mais equitativa das tarefas domésticas, comparativamente ao período pré-pandemia.
. Novas habilidades e ganhos de conhecimento, pelo maior tempo dedicado à leitura.
. Valorização de atividades corriqueiras: um passeio ao sol, caminhar pelas ruas ou um papo descontraído com os amigos, por exemplo.
E mais:
. A solidariedade e a consciência coletiva, vivenciadas na adversidade, poderão nos tornar seres humanos melhores.
. Como balanço do período de isolamento, contabilizaremos uma drástica redução no número de acidentes de trânsito, na escalada da violência urbana e nas diversas formas de poluição.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://oglobo.globo.com/sociedade/coronavirus-servico/bons-habitos-saiba-quais-licoes-do-isolamento-social-valem-ser-mantidas-apos-pandemia-24381799