Saiba como estimular a alfabetização de seu filho

Muitos pais acreditam que a alfabetização de seus filhos tem início somente quando a criança começa a frequentar a escolinha. Saiba que isso não é verdade! Mesmo antes de o pequeno começar a ir à escola, já é importante que os pais estimulem a sua alfabetização e continuem fazendo-o após a criança adentrar o ambiente escolar.

Afinal, a criança que desde cedo tem íntimo contato com a literatura será beneficiada em diversos sentidos: terá um desempenho escolar mais eficaz no futuro e desenvolverá a fala de forma mais natural, além de se comunicar melhor de modo geral.

Por isso, preparamos uma lista com dicas sobre como estimular a alfabetização de seu filho. Fique com a gente e confira!

1. Manuseie, com o seu filho, objetos que tenham texto

Quando seu filho estiver por perto, procure sempre manipular objetos que tenham qualquer tipo de texto: pode ser bula de remédio, lista telefônica, revistas, receitas, entre tantos outros.

O importante é que a criança tenha contato com o texto e comece a perceber a importância que ele tem na nossa sociedade. Mostre a ela que muitas questões do cotidiano são resolvidas por meio da leitura do mundo.

2. Leia histórias com a criança

Os momentos em que você se senta para ler com a criança são os momentos em que ela terá mais íntimo contato com a escrita e a estruturação da nossa língua.

Nesse sentido, ao escutar e observar a leitura que está sendo feita, ela vai aprendendo novas palavras, significados e a própria forma como se estrutura o português. Ademais, ela também entenderá como é importante reservar um momento do dia para se dedicar somente a essa atividade.

3. Invista nos joguinhos

Há uma série de joguinhos que podem ser realizados a fim de estimular a alfabetização do seu filho. De maneira lúdica, além de proporcionar um momento de lazer entre pais e filhos, eles também contribuem para despertar o aprendizado de ler e escrever.

Um exemplo é o “joguinho dos nomes”, que consiste em você sair com o seu filho pela casa dando nome aos objetos que a compõem e, em seguida, colocar uma plaquinha para identificação do mesmo. Posteriormente, em um caderno, a criança pode escrever o nome da plaquinha, a fim de assimilar o que está escrito.

4. Utilize brinquedos educativos

Hoje em dia, o que não faltam são brinquedos educativos: há diversas opções para diferentes idades e gostos. Assim, procure oferecer ao seu filho brinquedos que sejam capazes de estimular o interesse pela leitura e que, dessa forma, o estimulem a desenvolver a alfabetização.

As opções são muitas: livros apropriados para a idade, que sejam bem coloridos e cheios de imagens, para que a criança folheie, massinhas, jogos de construção com peças grandes, quebra-cabeças, blocos de madeira, entre outros.

5. Aposte em um ambiente “alfabetizador”

Não tenha medo de deixar a sua casa um verdadeiro antro da alfabetização: espalhe bilhetes pela casa, compre lousinhas e murais onde se possa escrever ou colar alguma frase ou historinha, use os ímãs de geladeira com letras grandes e visíveis.

Faça de tudo para que o ambiente fique propício ao aprendizado e, por consequência, estimule a criança a ter vontade de descobrir e estudar.

Depois da leitura dessas dicas, com certeza, não restaram dúvidas sobre como estimular a alfabetização de seu filho. Entretanto, não se esqueça de que tudo deve ser feito de forma bastante leve e natural, sempre seguindo o ritmo da criança.

Além disso, o mais importante é que tudo seja feito com muito amor e parceria, afinal, tudo isso contribuirá para o estreitamento da relação dos pais com os filhos.

Gostou das nossas dicas? Então deixe um comentário logo abaixo contando para a gente o que achou! Vamos adorar ler o que você tem a dizer!

1 comentário

1. Gostei do seu artigo e dicas sobre Como estimular a alfabetização de seu filho.Estou trabalhando a 3 anos com alfabetização, e tenho vivenciado algumas situações onde alguns alunos necessitam de maior atenção, mais estimulos. obrigada