Quer organizar melhor os estudos? Aprenda como em dez lições.

Dicas  |  Next 2 You
Close up of student girl hand writing schedule on weekly planner on a desk at home

Manter a organização do estudo em casa, especialmente em tempos pandêmicos, deixou de ser importante para tornar-se fundamental. O equilíbrio entre as atividades virtuais e presenciais é uma habilidade exigida cada vez mais, tanto dos estudantes quanto dos professores. E a desenvoltura do aluno em ambas as modalidades é condição para melhor assimilação dos conteúdos e para sua harmonia intelectual, física e emocional.

Estabeleça metas diárias

Defina-as com clareza e procure cumpri-las para manter-se motivado, com o foco e a determinação alinhados aos seus objetivos.

Organize seus horários

Isso é básico para que você chegue ao fim do dia com sentimento do dever cumprido. Planejando sua rotina, tudo fica bem mais fácil. Lembrando que este cronograma deve prever também os horários livres e como eles podem ser melhor aproveitados. Ninguém é de ferro, e reservar um tempo para aquilo que você curte é inegociável!

Separe por disciplinas seus horários de estudo

Desta forma você contempla todas as matérias e pode escalonar os horários, priorizando as que são mais difíceis para você e, consequentemente, merecem mais o seu tempo e a sua dedicação.

Seja flexível

Não dá para levar tudo, o tempo todo, a ferro e fogo. Imprevistos acontecem, e podem muito bem virar do avesso a agenda em um determinado dia. Keep calm e saiba manejar os contratempos!

Use a tecnologia a seu favor

É óbvio que ficar entrando e saindo a todo momento das redes sociais atrapalham sua concentração na hora de estudar. Ao invés disso, utilize aplicativos que aumentam sua produtividade e ajudam a estabelecer e cumprir metas. Aquela paradinha para atender a uma ligação ou deixar a TV ligada para “fazer companhia” também não são boas ideias…

Mantenha distância das distrações

WhatsApp, Facebook, Instagram, Youtube, Tik Tok? Modo avião neles enquanto estiver estudando. Estas e outras distrações virtuais e materiais só desviam sua atenção do que interessa.

Evite o tédio intercalando tarefas

Estude vários assuntos diferentes por dia. Misture leitura, exercício e revisão. Se o seu estudo for mais dinâmico e variado, maior será o seu empenho, certo?

Muita atenção ao lugar em que vai estudar

Desconforto e improviso comprometem seu desempenho, e o cuidado com o ambiente de trabalho é diretamente proporcional ao resultado que você vai obter.

Missão cumprida merece recompensa

Presenteie a si mesmo com alguma espécie de prêmio sempre que conquistar uma etapa importante naquilo que foi planejado. Valem como “medalhas” aquelas coisas que você adora: de um chocolate a alguns episódios da sua série favorita.

Antes de tudo, seu bem-estar

Não descuide da sua saúde, em nenhum momento. Faça pausas para se distrair e fazer um alongamento, respeite seus limites físicos e mentais, durma pelo menos 8 horas por dia, faça exercícios com regularidade e mantenha uma dieta balanceada. Tudo isso parece básico, porém – e muitas vezes sem que a gente perceba -, a falta de organização acaba por comprometer e atrapalhar nosso dia a dia. Portanto, organize-se. E supere-se!!!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo:
https://unileao.edu.br/blog/organizacao-de-estudos/ https://www.unicesumar.edu.br/blog/organizacao-dos-estudos-em-casa/