Talvez uma indagação mais apropriada para o título desta postagem seja: o que o supertelescópio espacial James Webb faz que o bom e velho Hubble, com seus 33 anos de bons serviços à humanidade, não fazia?
Na verdade, as diferenças são muito grandes. Tão grandes quanto as distâncias vencidas pelas incríveis lentes do poderoso James, que certamente legará ao nosso planeta uma imensa gama de novos conhecimentos sobre as origens e os mistérios do universo.
Anos-luz à frente do antecessor
Ainda que tenha estabelecido uma revolução na astronomia, quando de seu lançamento, a comparação da qualidade das imagens do Hubble com as do James revela contrastes impressionantes, em nitidez e nível de detalhes. Em grande parte, isto se deve ao fato do novo telescópio “enxergar” no espectro infravermelho, captando galáxias e estrelas que estão a até 13,5 bilhões de anos-luz, enquanto que seu antecessor valia-se das ondas ultravioleta e ópticas.
O abismo qualitativo entre um telescópio e outro é evidente nos cliques captados que chegam até nós. Avalia-se, no meio científico, que o James Webb é 100 vezes mais potente que o Hubble.
Comparando duas imagens da nebulosa Carina
Para se ter uma ideia, em termos práticos, você pode conferir abaixo duas imagens da chamada nebulosa Carina. A primeira deles captada pelo Hubble, e a seguinte pelo James Webb.
Imagem 1 – Nebulosa Carina captada pelo Hubble
Imagem 2 – Nebulosa Carina captada pelo James Webb
Curiosidade: por que o nome James Webb?
O maior e mais sofisticado telescópio já concebido pelo homem foi assim batizado em homenagem a um antigo administrador da NASA, James Edwin Webb, que entre os anos 1961 e 1968 supervisionou projetos como o primeiro voo tripulado e a primeira tentativa de levar o homem à Lua, na missão Apollo 1.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.bbc.com/portuguese/geral-62156921#:~:text=%22O%20Webb%20se%20dedica%20a,Nasa%20em%20seu%20site%20oficial.&text=Ele%20acrescenta%3A%20%22O%20Webb%20tamb%C3%A9m,maior%20do%20que%20o%20Hubble%22.