Nascido em 1856, Nikola Tesla talvez tenha sido o mais prolífico e ao mesmo tempo o mais injustiçado dos grandes inventores. Físico e engenheiro, suas contribuições foram determinantes para o projeto do sistema de eletricidade de corrente alternada.
Tesla viveu em diversos países da Europa, vindo a se radicar nos Estados Unidos para trabalhar com Thomas Edison. Lá faleceu em 1943, na cidade de Nova York, sem o devido reconhecimento por suas extraordinárias descobertas e completamente falido – ainda que várias de suas invenções sejam aplicadas até hoje.
Apesar de sua impressionante capacidade criativa e empreendedora, Nikola é chamado de “gênio injustiçado” por não receber os devidos créditos a muitas de suas invenções, dentre as quais:
. Uso de corrente alternada para transmissão de energia elétrica em longas distâncias, utilizadas em fios de alta tensão.
. Motor de indução elétrica, usado nas indústrias e nos eletrodomésticos.
. Controle remoto.
. Transmissão via rádio, descoberta equivocadamente atribuída ao italiano Marconi.
. Radiografia. Um incêndio no laboratório do inventor prejudicou o desenvolvimento de suas pesquisas sobre o assunto, sendo a tecnologia creditada erroneamente a Wilhelm Rötgen, ganhador do Nobel de Física de 1901.
. Sistemas de ignição de automóveis.
. Aperfeiçoamento das lâmpadas fluorescentes.
. Tele-autômato (barco controlado por ondas de rádio), invenção da qual derivaram, além do já citado controle remoto, a robótica e os drones.
. Bobinas, entre elas a chamada “Bobina de Tesla” e uma série de outros inventos, totalizando 40 registros de patentes nos Estados Unidos e mais de 700 em todo o mundo.
A marca Tesla, de Elon Musk: uma homenagem ao grande gênio.
Por ter sido um revolucionário no estudo de corrente elétrica e energia, e também por sua preocupação com o consumo exagerado de recursos naturais e a busca de combustíveis renováveis, o bilionário Elon Musk homenageou Tesla ao nomear a famosa marca de veículos elétricos com seu nome.
Vamos finalizar este post com uma das frases de Tesla, que, assim como suas invenções, foram muitas: “Se você quiser descobrir os segredos do universo, pense em termos de energia, frequência e vibração”.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.uol.com.br/tilt/faq/nikola-tesla-quem-foi-quais-as-principais-invencoes-e-legados-do-genio.htm