Que o dinheiro em espécie está virando aos poucos coisa do passado, já não é novidade para ninguém. Exemplo disso é a maciça adesão ao PIX como forma de pagamento e transferência de valores.
As estruturas de gerenciamento das transações digitais nas nossas redes bancárias, que incluem gigantescos datacenters, são consideradas das mais modernas e seguras do mundo. Junte-se a isso o fato de que os mecanismos de controle da Receita Federal, igualmente entre os mais sofisticados do planeta, tendem a aprimorar-se cada vez mais no sentido de monitorar o dinheiro circulante e o consequente recolhimento de impostos.
Tramita, inclusive, na Câmara dos Deputados, um projeto que prevê que todas as transações financeiras ocorram em meio digital. Segundo um deputado federal, os terroristas, sonegadores, lavadores de dinheiro, cartéis de drogas, assaltantes e corruptos estariam muito mais facilmente na mira do controle financeiro. O que, sem dúvida, seria um enorme benefício para a coletividade e para os contribuintes que recolhem devidamente suas obrigações tributárias. A ideia é que, na transição do meio físico para o digital, circulem apenas notas de pequeno valor por um período de 5 anos.
É impossível negar que, em pouco tempo, seremos testemunhas de imensa reestruturação nos meios do capital circulante, que trará como contrapartida ao cidadão a praticidade, a segurança pelo fato de não carregar mais dinheiro vivo e o fim dos inconvenientes com o troco.
Outra incrível vantagem do fim do dinheiro em papel é a economia, que virá de diversas formas:
. A transação digital é mais simples e barata do que a transação em dinheiro;
. Não existe o custo com a produção das notas e moedas, nem os investimentos com mecanismos antifraude e transporte de valores em carros-fortes;
. Os caixas eletrônicos, com o tempo, serão extintos.
Na verdade, nota-se facilmente que o volume de dinheiro vivo em circulação vem diminuindo nos últimos anos, o que indica de fato uma segura tendência de extinção do meio de pagamento em papel moeda. Sem trocadilho, vamos pagar pra ver!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://inteligenciafinanceira.com.br/mercado-financeiro/economia/papel-moeda/