MINIMALISMO. É POSSÍVEL SER FELIZ COM MENOS DO QUE VOCÊ IMAGINA.

É possível viver com o básico no nosso dia a dia. Imagem de Freepik

Reduzir o excesso e valorizar o essencial – talvez esta seja a definição mais sucinta e objetiva do que seja o minimalismo.

A famigerada “roda do capitalismo” pressupõe consumo incessante para manter-se girando, o que significa não apenas a troca de algo quebrado por um similar novo, por exemplo, mas também a substituição do que ainda pode ser considerado novo por outro produto mais moderno, com mais funções e… mais caro!

O estilo de vida minimalista consiste em diminuir drasticamente os níveis de consumo, adquirindo apenas o que é realmente necessário para uma vida plena.

Se, por um lado, a oferta cada vez maior de itens supérfluos é uma realidade aparentemente inevitável, por outro é possível notar um contingente também crescente de pessoas cansadas do consumo desenfreado.

Mas não é só isso o que define o minimalismo. Uma outra característica marcante do adepto desta filosofia é manter-se focado em seus reais interesses, naquilo que é de fato essencial para realizar-se como indivíduo, com maior autoconhecimento e autonomia. Um conceito onde a experiência tem muito mais importância do que a posse, onde fazer uma viagem é mais gratificante que comprar um carro 0km.

O minimalista é um entusiasta da compra consciente, algo frontalmente contrário ao consumo por impulso ou à necessidade de mostrar ao grupo de amigos o seu status e poder aquisitivo.

Desapego: viver mais com menos

Desfazer-se de tudo o que não tem utilidade prática ou valor imprescindível ao dia a dia é outro traço diferenciador dos minimalistas, que de forma geral defendem a premissa de que o bem-estar e a felicidade estão nas coisas que o dinheiro não pode comprar. Ou seja, não faz nenhum sentido se matar de trabalhar para adquirir o desnecessário. Esta postura mais despojada e menos ambiciosa seria a chave para maior qualidade de vida, com menos estresse e ansiedade.

E você, o que pensa a respeito? Um comentário seu, ainda que bem minimalista, será muito bem-vindo!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.felizcomavida.com/minimalismo/ https://www.todamateria.com.br/minimalismo/

Compartilhar
3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *