Ingressar em uma universidade pública de primeira linha, sem ter que prestar vestibular. Deixando pra lá o estresse das provas, as revisões de última hora, a autocobrança de buscar a aprovação e a vaga pretendida a qualquer custo. Satisfazendo as próprias expectativas e a torcida de toda a família – que, em maior ou menor grau, sempre acaba sendo um fator de pressão para o vestibulando.
Parece um sonho, mas estamos falando das Vagas Olímpicas – que podem, sim, garantir seu lugar na faculdade mediante apresentação de pontuações e medalhas conquistadas em competições de ciências nos dois anos anteriores ao início do curso de graduação da Unicamp (2021/2022).
Nada mais justo, não é mesmo? Afinal, este é um critério de avaliação super válido, além de representar uma oportunidade de inclusão social, por se tratar de mais uma porta de acesso ao Ensino Superior.
As Olimpíadas mais comuns são da área de exatas – como as de Matemática, Física e Química – , mas também não são raras as de Humanas e Biológicas.
Passar na Unicamp sem passar pelo Vestibular. Já pensou?
A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) abrirá, no período de 21 de novembro a 16 de janeiro de 2023, as inscrições para suas Vagas Olímpicas, que somam um total de 122, distribuídas por 33 opções de cursos. Cada candidato pode se inscrever em até dois cursos – primeira e segunda opção. Quando for o caso, como critérios de desempate na seleção de candidatos serão utilizadas as notas obtidas no ENEM 2022. Ou seja, se você se interessa por uma Vaga Olímpica, o seu desempenho neste exame pode ser decisivo!
Vale a pena uma leitura atenta no Edital de Seleção e no Manual do Candidato, que você confere em https://www.comvest.unicamp.br/vagas-olimpicas-2023/ Aos atletas olímpicos do talento e da inteligência sem barreiras, o nosso desejo de sucesso!
Fique à vontade para compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar para receber notícias nossas.