E OS AUDIOBOOKS, HEIM? TENDÊNCIA OU DEFINITIVOS?

Foto: Scribe Media

Tudo indica que eles estarão definitivamente entre nós, já que o universo de leitores-ouvintes vem se expandindo de maneira consistente. Nos Estados Unidos, há uma década o crescimento é de dois dígitos ao ano. Já por aqui, um em cada três brasileiros afirma gostar da experiência de ouvir audiolivros.

Segundo um vasto estudo da americana Kristen Willeumier, tanto o conteúdo lido como o ouvido são poderosos gatilhos para o exercício intelectual, pois acionam as mesmas áreas corticais do cérebro.

Quando a narrativa é linear e o desfecho previsível, os resultados entre ler e ouvir se equiparam, ou seja, a compreensão dos enredos de menor complexidade é equivalente nas duas modalidades. Porém, quando predominam as metáforas e roteiros mais complexos, a absorção por meio da leitura revela-se mais abrangente e eficaz. Por outro lado, é grande o contingente de entusiastas do audiolivro por proporcionar uma experiência mais imersiva. De onde se conclui que debruçar-se sobre as páginas de um livro ou preferir o fone de ouvido é uma escolha onde diversos fatores estão em jogo – como o gênero (uma obra científica ou uma ficção, por exemplo) e a preferência pessoal de cada um por ler ou ouvir.

A favor dos audiolivros existem as vantagens de serem práticos (você pode carregar vários deles no celular), não tomarem espaço e fazerem você ganhar tempo enquanto assimila cultura, nas mais diversas situações cotidianas: no trânsito, em uma sala de espera, na fila do banco e por aí vai.

Quando a questão é aprendizagem, um levantamento da Universidade do Norte do Colorado mostra que alunos expostos a um mesmo conteúdo de alto nível armazenam na memória 81% do assunto abordado no texto impresso, sendo que os que ouvem retêm 59% das informações.

Se você tem dúvidas sobre se o audiobook é ou não uma boa opção para você, nada melhor do que experimentar. Aí vão algumas sugestões nossas:

8 sites de audiobooks grátis

Loyalbooks

Free Classic Audiobooks

LibriVox

Livros Narrados

Storynory

Universidade Falada

Internet Archive

Open Culture

6 aplicativos de audiobooks (compra ou assinatura), IOS ou Android

Amazon Kindle

Tocalivros

Storytell

Ubook

Auti Books

12min

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: Revista Veja – matéria “Ouvindo e Aprendendo” – edição 2865