DISTRAÇÃO, INIMIGA NATURAL DO FOCO NOS ESTUDOS

São inúmeras as atividades que tiram a atenção na hora do estudo Foto: Freepik

A situação é típica: você está com toda a atenção concentrada em um determinado ponto da matéria, que vai cair na prova de amanhã. De repente, um alerta de notificação no celular e pronto… colocou tudo a perder!

O exemplo da notificação de WhatsApp, Facebook, Instagram ou Snapchat é só um dentre tantos outros “pequenos eventos” com poder destruidor sobre o bom desempenho de nossas tarefas, desviando completamente nossa atenção daquilo que é realmente importante naquele momento. Uma coisinha sem importância e lá se foi todo um esforço concentrado de assimilação do conteúdo.

Tudo bem, o aluno no caso poderia ter ignorado a notificação ou mesmo mantido o celular no modo silencioso. Mas, e disciplina pra isso? Então, fica aquela “barganha” que ele faz consigo mesmo: vou deixar o celular ligado, mas não vou deixar ele me atrapalhar! Pois é…

Para diminuir as distrações e as divagações da mente, especialmente na hora do estudo em casa, algumas dicas são pra lá de valiosas.

. Escolha com cuidado seu local de estudar. Que ele seja tranquilo, silencioso e o mais imune possível à ocorrência de distrações. Descubra o ambiente, a iluminação e o horário que funcionem melhor para você.

. Melhore o lugar em que você trabalha, fazendo pequenas mudanças que reduzam a chance de você se distrair.

. Não tente realizar duas tarefas ao mesmo tempo. Por exemplo, estudar e ouvir música nem sempre dá certo. Pode ser bom para uns e péssimo para outros. O mais provável é que a segunda atividade comprometa, de alguma forma, a primeira.

. Repense sua avaliação. Se o celular tocando ou sinalizando notificação o distrai, pondere sobre a importância desta distração sobre suas atividades cotidianas. Será que é mesmo imprescindível olhar o celular agora?

. Tudo indica que você é um viciado em seu smartphone? Vale a pena testar se seu hábito de o acessar a todo momento é realmente algo que você aprecia ou apenas alguma coisa que deseja, ou que julga que tem que ser feito.

. Tenha sempre chicletes à mão. Sim, por incrível que pareça o ato de mascar chiclete pode ajudar você a se concentrar. Os estudos são controversos, mas há algumas evidências de que, mascando, as pessoas se sentem mais alertas quando estudam. Pelo sim, pelo não, e sendo o chiclete sem açúcar, vale a tentativa, né?

. Combata a divagação crônica da mente. Talvez lendo em voz alta, lançando mão de uma lista de tarefas ou definindo um toque de lembrete a cada dez minutos para voltar ao trabalho, caso esteja divagando.

. Faça pausas periódicas no decorrer da tarefa que estiver realizando. Quem sabe de 3 a 5 minutos de descanso a cada 25 de trabalho. Se preferir, você pode programar as pausas ao final das tarefas, e não por tempo decorrido de estudo. Também não há regras rígidas sobre como aproveitar as pausas. O importante mesmo é fazê-las!

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: livro “Supere sua mente”, de autoria de Daniel T. Willingham. Tradução de Luiz Claudio Carvalho.