Descubra como mandar bem no trabalho em grupo

Study group with young people sitting in a round table

Trabalhar em grupo pode ser uma ótima experiência, assim como também pode ser algo ruim. O intuito do trabalho em grupo é a produção de um material de qualidade superior, caso os estudantes o estivessem fazendo individualmente, além de estimular a coletividade e promover a construção do conhecimento fora da relação aluno-professor.

Mas nem sempre esse objetivo é alcançado facilmente, necessitando de alguns ajustes aqui e ali. Portanto, acompanhe as seguintes dicas para mandar bem no trabalho com os colegas e conseguir aquele 10!

Esforce-se

Trabalhe duro. Seja qual for a tarefa a ser executada, faça a sua parte e um pouco mais. Seja responsável, e lembre-se que todos almejam o mesmo: o sucesso do trabalho.

Saiba incluir os outros

Inclua todos os membros do grupo nas discussões, tomadas de decisões e atividades. Dar a oportunidade dos membros falarem e serem ouvidos é fundamental. O grupo ficará mais unido e colaborativo.

Reveze as posições

Por mais que algumas pessoas tenham mais facilidade em determinadas atividades, é importante o revezamento dos cargos do grupo. Não seja o líder o tempo todo e não seja um seguidor o tempo todo. Assim você percebe a dinâmica de um trabalho em grupo.

Seja agradável

Ao fazer uma crítica, pense antes de falar. Evite críticas pessoais e foque no que pode ser melhorado acerca do trabalho. Procure entender o que alguém está dizendo, e coloque-se no lugar dela antes de dar sua opinião sobre o assunto.

Preze pela pontualidade

Mostre-se sempre disposto e com pontualidade às reuniões. Cumpra todos os prazos estabelecidos pelo grupo e pelo professor. Todos do grupo são interdependentes, se você atrasa, todos atrasam, atrapalhando o rendimento e produtividade da tarefa.

Não facilite

Se alguém do grupo não está fazendo sua parte, responsabilize-o. Todos no grupo devem desempenhar suas tarefas, assim o trabalho é executado como deve ser, sem estresses e com todos aprendendo. Não faça todo o trabalho sozinho!

Mantenha o foco

Foque no trabalho e faça contar cada minuto. Não deixe que as reuniões sejam momentos apenas de entretenimento e não se perca em assuntos irrelevantes. Esteja sempre atento sobre o que é necessário realizar.

Seja positivo

Ninguém merece fazer um trabalho em grupo com alguém pessimista e que só pense nos problemas do trabalho. Seja positivo e divertido. Busque solucionar os problemas de maneira leve e tranquila, assim o ambiente se torna agradável e as coisas fluem melhor.

Pergunte ao professor

Pedir ajudar ao professor não demonstra fraqueza, pelo contrário, isso mostra que você está engajado e preza pelo bom resultado do trabalho. Se o trabalho em grupo não está rendendo bons frutos da maneira que está sendo executado ou surgiu uma dúvida que ninguém sabe como solucionar, peça ajuda ao professor. Ele te orientará acerca do que pode ser feito para melhorar o desempenho do grupo ou como contornar o problema.

Trabalho em grupo é uma ótima maneira de desenvolver suas habilidades de liderança, mostrar que é capaz de trabalhar como parte de uma equipe e ainda criar vínculos com os colegas. Com essas dicas não tem como não mandar bem! Gostou do artigo de hoje? Então não se esqueça de deixar seu comentário.