Teatro infantil: 4 benefícios para as crianças

O teatro infantil é uma prática cultural e artística que todas as crianças deveriam ter a oportunidade de vivenciar. Enquanto algumas escolas oferecem aulas de teatro como atividade extracurricular, outras já colocam a modalidade como parte da disciplina de Educação Artística. Você sabe quais benefícios essa arte proporciona para a educação infantil?

Muitos educadores acreditam que as práticas teatrais auxiliam na aprendizagem e nas atitudes comportamentais das crianças. Neste artigo listamos 4 vantagens do teatro infantil para o aprendizado dos pequenos. Vamos conferir?

1. Desenvolve a capacidade intelectual e motora da criança

Durante a infância, é preciso se divertir, se inventar e se reinventar. O teatro na escola ajuda a criança a desenvolver a imaginação, a criatividade, a intelectualidade e suas habilidades artísticas. As aulas de teatro oferecem atividades, em grupo e individuais, que estimulam a criança a trabalhar a expressão verbal e corporal, a dicção e a coordenação motora.

De uma maneira didática, o teatro infantil também ajuda os pequenos a melhorar a memória, a atenção, a concentração e a rapidez dos pensamentos. Além disso, pode aumentar o interesse do aluno pela leitura e literatura. Todos esses resultados ajudam seu filho a ter um melhor desempenho escolar.

2. Melhora o convívio em grupo

O teatro tem o intuito de aproximar as crianças. Nas aulas, elas compartilham ideias e pensamentos, trabalhando a capacidade de aprendizagem de uma forma divertida. Cumprindo seu papel de arte, as práticas teatrais são grandes aliadas na hora de ensinar as crianças a se comportar perante a sociedade e a respeitar outras pessoas.

3. Combate a timidez

“Meu filho é muito tímido para fazer teatro”, “ele não saberia atuar, é muito inseguro”; “acho que ele não iria gostar de fazer teatro, porque tem vergonha”: todas essas afirmações estão incorretas. Seu filho não precisa, necessariamente, ser desinibido para começar a participar das aulas. Qualquer criança está apta, até mesmo a mais tímida.

O aluno que faz teatro não precisa ser desenvolto, desinibido e muito menos um aspirante a ator. O teatro trabalha muitas capacidades pessoais, acadêmicas e motoras na criança, além de ajudá-la a expressar suas emoções e também a perder a vergonha.

É importante observar qual a hora certa para seu filho frequentar as aulas de teatro. A criança precisa estar preparada. Quando se trata de idade, é melhor que os pais conversem com o professor antes, para saber qual o melhor momento.

Para a criança começar a fazer aulas é preciso que já saiba ler, o que geralmente acontece a partir dos cinco anos. Com essa idade, ela capta tudo o que enxerga e ouve, o que auxilia nas atividades teatrais.

4. Estimula o autoconhecimento

O objetivo do teatro infantil também é aperfeiçoar a personalidade e ajudar na formação do caráter da criança por meio de métodos e brincadeiras educativas. A prática estimula o autoconhecimento e desenvolve a autoconfiança e a autoestima.

São inúmeros os benefícios do teatro infantil na educação das crianças. As atividades teatrais realmente colaboram com o desenvolvimento pessoal e o intelectual, proporcionando benefícios que vão refletir em todos os aspectos durante o crescimento.

Gostou desse artigo e quer continuar acompanhando outros conteúdos exclusivos? Siga a gente no Facebook e no YouTube e acompanhe todas as novidades que compartilhamos por lá!