A TRANSFORMAÇÃO DOS GAMES EM MÍDIAS

Universo gamer tem crescido em todo o mundo. (Crédito: pikisuperstar no Freepik)

Pois é… grandes marcas, nacionais e internacionais, estão apertando o Start para adentrarem em grande estilo – e com verbas milionárias – , o universo gamer.

As tecnologias que detectam os perfis dos usuários de jogos eletrônicos não param de evoluir. É possível identificar os jogos que atraem determinado público, bem como posicionar as marcas para que mantenham empatia com quem elas querem atingir. No caso dos games, de maneira geral o adepto é um consumidor apaixonado e exigente – nos jogos e no dia a dia.

Cada vez mais realistas, com gráficos estonteantes e situações que simulam contextos cotidianos, os games utilizados em consoles, computadores e celulares seduzem e apaixonam. Este engajamento é ainda maior quando as marcas dos produtos que surgem nas circunstâncias do jogo são reais. Assim, um carro pode ser de determinada montadora, a mobília da casa pode ser de uma loja real de móveis, a comida pode ser de uma rede de fast-food… Trata-se de uma abordagem mais natural, contextualizada e, consequentemente, melhor assimilada pelos gamers. Como recurso adicional a esta dinâmica, há ferramentas como a realidade aumentada e a realidade virtual, que impressionam pela capacidade de imersão do usuário na ação.

Estratégias in-game. Já ouviu falar?

Esta definição abrange os estudos, pesquisas, implementação e acompanhamento de resultados, dentro do processo de relacionamento de uma marca com seus consumidores gamers. O que se busca é a interação, da forma mais direta possível, entre produto e consumidor, em uma abordagem diferente (e tanto quanto possível mais atrativa) das convencionais.

Só um exemplo, para que se tenha uma ideia prática deste conceito: no ano de 2020, uma análise foi realizada para descobrir o perfil de gamers do jogo Mortal Kombat 11. O resultado, que alimentou as ações de marketing e de mídia, identificou como usuário típico pessoas do sexo masculino, na faixa etária de 25 a 34 anos. Estes e outros valiosos dados serviram para planejar as estratégias das marcas, rentabilizando assim as verbas publicitárias investidas no Mortal Kombat.

Como você pode ver, entre o Start e o Game Over existem muito mais interesses envolvidos do que a gente possa imaginar…

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Fontes para elaboração do conteúdo: https://gogamers.gg/o-gamer-no-brasil/as-marcas-no-universo-dos-gamers/ https://gogamers.gg/o-gamer-no-brasil/as-marcas-no-universo-dos-gamers/

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