Um estudo realizado pela Universidade de Amsterdã, publicado na revista Frontiers in Neuroscience, aponta o que, na prática, já é há muito tempo observado por educadores do Brasil e de todo o mundo: aulas de música possibilitam ganhos que vão muito além do divertimento e da expressão artística do aluno.
Trabalhando a cognição
Maior performance de raciocínio e melhor comunicação das crianças mais tímidas são dois dos principais benefícios que a prática musical traz ao desenvolvimento cognitivo, e consequentemente ao processo educativo como um todo. Com a musicalização ganham também a memória, o desempenho linguístico, a autoconfiança e o senso de colaboração.
Independente de dons e talentos individuais, os benefícios pedagógicos são evidentes em diversos aspectos:
. Se uma criança mais introvertida pode desenvolver sua socialização por meio da música, uma outra de comportamento mais agitado aprende que deve esperar sua vez para tocar seu instrumento e participar da atividade em conjunto – o que significa um estímulo à disciplina.
. O incentivo à criação de composições próprias e à construção de instrumentos impulsionam o fazer artístico e a criatividade.
. A contextualização das músicas e suas letras ao ambiente social ou à faixa etária da turma é outra rica possibilidade proporcionada pelas atividades musicais na escola.
. Pode-se explorar, pedagogicamente, a interação entre música e expressão corporal.
. Interdisciplinaridade: a música pode enriquecer, tornar mais lúdico e exemplificar conteúdos abordados em diferentes matérias.
. Aprimoramento da escuta, do senso em fazer a sua parte quando for o momento certo. Como consequência, são trabalhados o respeito e a importância do esforço coletivo para o melhor resultado final.
. Finalizando, a música beneficia enormemente o emocional do aluno, favorecendo o seu equilíbrio psicológico e o seu engrandecimento como pessoa, em harmonia com o mundo que o cerca.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fonte para elaboração do conteúdo: https://novaescola.org.br/conteudo/12136/como-a-musica-ajuda-no-desenvolvimento-cognitivo-das-criancas?