Muito presente na literatura infantil, a fábula é um gênero literário que se propõe a educar por meio de ensinamentos contidos nas histórias. Frequentemente, apresenta animais com características humanas como personagens – o que significa um ganho de afinidade com o universo fantasioso das crianças. Uma raposa, por exemplo, pode representar astúcia; um leão pode representar força, e assim por diante.
De maneira geral, as fábulas têm linguagem simples, são curtas e quase sempre encerram algum ensinamento útil para a vida e para a formação cidadã dos pequenos. Não por acaso, a fábula, seja na forma de livro, filme, encenação teatral ou demais meios, oferece diversas oportunidades de aprendizado e crescimento, estimulando a leitura crítica e a reflexão sobre valores importantes na construção da personalidade e possibilitando que se extraia dela sempre uma lição positiva.
Podemos dizer que a fábula também fomenta a inteligência, provocando discussões e incentivando os alunos à análise e ao julgamento, mediante os mais diversos conflitos de natureza moral ou ética. Sem dúvida, um grande impulso à autocrítica e ao exame de seus próprios comportamentos, por propor uma analogia com situações cotidianas.
Esopo, Fedro e La Fontaine são alguns dos mais conhecidos autores de fábulas, que tiveram no escritor Monteiro Lobato um dos maiores representantes do gênero no Brasil.
Um instrumento de estímulo à criatividade
Por estarem ambientadas num contexto de imaginação e fantasia, muitas fábulas contribuem para o desenvolvimento criativo da criança e são fartamente utilizadas no contexto educacional. Agora, diga pra gente nos comentários: qual é a sua fábula favorita e o que a torna especial? Agradecemos a sua fabulosa colaboração, e não se esqueça: sempre que possível, leia para uma criança, dê a ela livros de presente e familiarize os pequenos ao seu redor com o maravilhoso universo da leitura.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: