Carne sintética, cultivada, artificial, in vitro… qualquer que seja o nome que se dê, mais cedo ou mais tarde ela irá chegar com tudo ao nosso cotidiano. Muito provavelmente, será o início de uma revolução na indústria da carne, com repercussões capazes de mudar de maneira radical a alimentação das pessoas.
Mas como é que é isso???
A produção da carne sintética se dá a partir de células-tronco bovinas, cultivadas e reproduzidas em laboratório. O aperfeiçoamento do processo tem sido constante desde 2013, ano em que foi apresentado o primeiro hambúrguer artificial, ao custo de 325 mil dólares! Hoje, este valor despencou para 11 dólares, e a ideia é que a carne artificial chegue ao mercado com preço similar ao da carne moída animal, com sabor e textura muito próximos dos cortes originais.
Benefícios para o ser humano e para o planeta
. Solução sustentável e limpa para a alimentação do futuro.
. Redução drástica das emissões de gases causadores do efeito estufa, provenientes das criações.
. A diminuição do impacto ambiental se dá também através do menor desmatamento para formar pastos e, consequentemente, das imensas extensões de terra alocadas na pecuária.
. O consumo de água necessário para a produção de um quilo de carne artificial é exponencialmente menor do que para a produção de um quilo de carne animal.
. Não há hormônios envolvidos no processo, evitando contaminações e problemas de saúde.
. Questão ética/filosófica: menos crueldade e maus-tratos na criação e no abate de animais.
Uma realidade ainda não economicamente viável
A aplicação em larga escala desta novidade ainda está longe de ser alcançada. Além disso, o consumo da carne de laboratório impactará fortemente uma complexa cadeia produtiva – da qual o Brasil tem grande destaque, por possuir o maior rebanho bovino do mundo. Será preciso repensar e adequar as engrenagens do gigantesco mercado de proteína animal, que desperta cada vez mais o interesse de investidores e de milhares de startups ligadas à tecnologia alimentar. Que os ganhos econômicos, sociais e nutricionais sejam sempre positivos para todos!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.ecycle.com.br/carne-artificial/