Misture o tênis, o badminton e o tênis de mesa e você terá a nova febre mundial em esportes praticados com raquete: o Pickleball. É cedo ainda para dizer que a modalidade tenha força suficiente para fazer frente ao beach tennis, que segue amealhando fãs pelo Brasil e pelo mundo, mas o crescimento do número de adeptos – pelo menos nos Estados Unidos – é impressionante: 21% em 2020 e 14% em 2022.
A novidade não é tão nova assim. Consta que o Pickleball foi criado há quase 60 anos, mas foi com a pandemia que a prática se alastrou e foi ganhando popularidade. No Brasil, já há quadras destinadas a ele no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, além de várias outras cidades.
Dois pontos, inerentes à modalidade, merecem destaque: as regras são bem simples e é um esporte inclusivo, ou seja, ninguém precisa ser atleta ou ter ótimo preparo físico para jogar – não exigindo tanto esforço e tanta técnica quanto o tênis, por exemplo.
Podendo ser jogado individualmente ou em duplas, em quadras fechadas ou ao ar livre, para vencer um set de Pickleball são necessários 11 pontos, com a diferença de dois pontos para o jogador adversário. A quadra tem dimensões equivalentes à de badminton e a raquete é algo intermediário entre a de tênis de mesa e a de pádel.
Se o Pickleball parece ótimo para reunir os amigos e garantir diversão, pode trazer também fantásticos ganhos para a saúde, por trabalhar os músculos do corpo todo e fortalecer o sistema cardiovascular. Caso você já tenha tido oportunidade de jogar, aproveite e deixe com a gente um comentário dizendo o que achou!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/fernando-guerreiro/2023/05/08/pickleball-a-nova-tendencia-dos-esportes.htm#:~:text=Uma%20%22mistura%22%20de%20t%C3%AAnis%2C,e%2014%25%20no%20ano%20passado. https://www.bbc.com/portuguese/geral-64117409