O assunto da vez no nosso blog pode parecer meio árido, só compreensível a iniciados. Mas não, não é bem assim…
Mais popularmente conhecido como a “Partícula de Deus”, a própria definição do Bóson de Higgs é controversa, com explicações e interpretações nem sempre coincidentes. Fazendo um “bem-bolado” entre variadas teorias da Física para facilitar a compreensão, trata-se de uma partícula subatômica considerada uma das matérias-primas básicas da criação do universo. Ao contrário dos átomos, constituídos por massa, as partículas de Higgs não teriam nenhum elemento em sua composição. Estas partículas são mediadoras do Potencial de Higgs, responsável por atribuir massa a outras partículas elementares, como elétrons e quarks.
A comprovação da sua existência é uma das maiores conquistas da Física moderna, completando o chamado modelo-padrão, que descreve o conjunto de partículas elementares que compõem tudo o que conhecemos e as forças que interagem entre elas, para que “funcionem” juntas. Em termos práticos, isso significa uma revolução na compreensão do Universo, bem como da sua expansão.
Hoje, 10 anos após a confirmada a existência do Bóson, acredita-se que nem mesmo o espaço vazio é vazio completamente, pois todo ele é permeado por um oceano de Bósons de Higgs e outras partículas.
Por que ele é chamado de Partícula de Deus?
A denominação deriva de um livro muito popular, intitulado “A Partícula de Deus” e publicado em 1993 pelo físico Leon Lederman – Prêmio Nobel de Física de 1998. Tal entendimento, no entanto, é considerado sensacionalista pela comunidade científica e pelo próprio Peter Higgs – principal nome ligado às teorias envolvendo a partícula. O Bóson ficou assim conhecido porque, assim como Deus, estaria em todas as partes e ao mesmo tempo seria algo difícil de definir. Um terreno fértil para concepções conflitantes e até fantasiosas, mais cabíveis ao terreno da ficção do que da realidade.
Independente de convicções (ou não-convicções!) religiosas, científicas e filosóficas, o fato é que a comprovação da existência do Bóson de Higgs contribuiu e contribuirá decisivamente para o desenvolvimento da Física e de outras ciências, trazendo respostas a uma série de perguntas. E formulando outras, muitas outras, ainda a serem respondidas!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/boson-higg.htm
https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/boson-de-higgs.htm / https://www.bbc.com/portuguese/geral-62021022