A definição, em tradução livre para o português, seria “empresa emergente”. Porém, uma startup é muito mais que isso, diferenciando-se principalmente pelo rompimento com processos convencionais. Na concepção de produtos e serviços, nas formas de produção e na vocação de seus líderes e colaboradores em “pensar fora da caixa”.
Tudo bem – um bom emprego, em uma grande empresa, com salário atraente e perspectivas promissoras de carreira continuam sendo aspirações dos mais jovens. Porém, esta ideia de desenvolvimento e estabilidade profissional tende a ficar cada dia mais ultrapassada, para dar lugar à valorização do empreendedorismo e do pensamento disruptivo.
Outras características que distinguem uma genuína startup de uma empresa tradicional são o modelo de negócio inovador, o fato de ser repetível e escalável (fácil de se replicar) e as incertezas inerentes ao sucesso do empreendimento. Tanto que elas necessitam, em um primeiro momento, do auxílio de capital para se viabilizarem – com aportes financeiros dos chamados “Angels”, ou Investidores-Anjos.
Uma startup também costuma apresentar:
. Alto potencial de crescimento rápido e de grandes lucros;
. Agilidade e horizontalidade nos processos internos: pouca burocracia;
. Custo de manutenção baixo;
. Possibilidade de tornar-se sustentável a curto prazo.
Apple, Uber, Paypal, Google, Facebook e Netflix uma dia já foram startups
Aquela ideia de empresa embrionária, nascida em uma garagem, conduzida por nerds ainda na universidade e com uma proposta revolucionária em produtos ou serviços continua permeando o conceito de startup. Não por acaso: no chamado “Vale do Silício” há vários exemplos de estudantes que saíram do nada para, em questão de meses, serem donos de marcas bilionárias.
Veia empreendedora, dedicação, autonomia e não-aversão ao risco são algumas das qualidades exigidas por quem sonha em se aventurar na concepção de uma startup. E você, será que tem espírito pioneiro, paixão pelo que é novo e determinação suficientes para desbravar este fantástico mundo?
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://investorcp.com/financas-corporativas/o-que-e-startup/ https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-uma-startup,6979b2a178c83410VgnVCM1000003b74010aRCRD#:~:text=O%20significado%20literal%20seria%20%E2%80%9Cempresa,explicar%20muito%20bem%20qual%20era.