5 filmes que vão te ajudar no vestibular

O vestibular é um período decisivo. Afinal, é nessa época que você precisa escolher o curso da graduação e começar a pensar sobre suas escolhas profissionais. Além dessa pressão, é preciso conciliar os estudos de várias matérias e se preparar para diferentes modelos de provas — como o ENEM e os testes específicos de outras universidades.

Pensando em trazer um pouco mais de tranquilidade a esse período, listamos aqui cinco filmes que podem ajudar no vestibular ao mesmo tempo em que trazem um pouco de lazer e distração. Acompanhe a leitura e confira!

1. O menino do pijama listrado

Inspirado em um livro homônimo, O Menino do Pijama Listrado retrata a brutalidade da Segunda Guerra Mundial por meio do olhar inocente de duas crianças. Ao longo da trama, o filho de um oficial nazista estabelece uma amizade com um garoto judeu que está em um campo de contração nas proximidades de sua casa.

Disponível na Netflix, o filme ajuda a entender o nazismo e suas consequências.

2. Olga

Olga Benário foi uma militante alemã e comunista de origem judaica. Ela era companheira do brasileiro Luís Carlos Prestes, um dos principais opositores de Getúlio Vargas. Ainda nesse governo, ela foi deportada grávida e acabou sendo morta em um campo de extermínio.

O filme brasileiro, que pode ser assistido na Netflix, tem direção de Jayme Monjardim e Camila Morgado no papel principal. A obra também retrata a Segunda Guerra, mas traz o viés nacional do conflito.

3. O Nome da Rosa

Que tal assistir a um filme que ajude a entender mais sobre a Idade Média e as influências da igreja desde então? A história do premiado O Nome da Rosa envolve um conflito entre monges franciscanos e dominicanos em meio às investigações de um crime cometido em um mosteiro.

4. Central do Brasil

Um dos maiores clássicos do cinema nacional, Central do Brasil foi responsável pela revelação de Vinícius de Oliveira e pela indicação de Fernanda Montenegro ao Oscar. O filme fala sobre migrações dentro do Brasil, assim como sobre as diferentes realidades que existem no país.

Além de trazer luz à história recente do Brasil, essa temática ainda é bastante atual, o que torna o filme relevante aos pré-vestibulandos.

5. 12 anos de escravidão

Outro título cinematográfico inspirado em um livro, esse filme conta a história de Solomon Northup desde seu nascimento até sua chegada em Nova York, onde foi vendido como escravo.

12 Anos de Escravidão está disponível na Netflix e retrata a dura realidade dos povos escravizados durante o século de XIX, um tema recorrente nos principais vestibulares do país e também no ENEM.

A maioria dos títulos aqui apresentados aborda conhecimentos relevantes a áreas como história, geografia e geopolítica. Porém, não se esqueça que a interdisciplinaridade é uma tendência das provas de vestibular, especialmente do ENEM. Assim, os filmes podem ajudar em diferentes disciplinas, além de poder aproveitar os títulos internacionais para colocar o inglês em dia e enriquecer o vocabulário.

A gente espera que a lista tenha sido útil. Acompanhe nossa página no Facebook para não perder nenhum de nossos conteúdos!