5 apps que te ajudarão a se preparar para a redação do Enem

Quem está estudando para o Enem já sabe: a nota da redação pode fazer toda diferença na hora de conseguir a tão sonhada vaga na universidade. Para alcançar sua nota máxima (1.000 pontos), essa etapa do exame exige do candidato bom domínio do português, objetividade, amplo conhecimento sobre assuntos da atualidade e capacidade de argumentação. Estar bem preparado para a redação do Enem é fundamental e requer bastante esforço.

A tecnologia pode e deve ser usada como uma forte aliada para quem pretende arrasar na redação. E a notícia boa é que hoje já existem vários programinhas para celular e tablets que ajudam o candidato com dicas, orientações e exercícios. Confira 5 apps gratuitos para estimular e melhorar a prática da escrita — e se dar bem na redação do Enem:

Imaginie

Esse aplicativo é uma plataforma de correção de redações. Após baixá-lo, basta fazer um cadastro e escolher um tema. Através do Imaginie, você pode enviar uma foto da redação para que ela seja corrigida. O texto será avaliado e devolvido para o aluno com eventuais correções e observações, feitas com base nos critérios de avaliação do Enem. A primeira redação é gratuita — é preciso comprar créditos para ter o texto corrigido. As demais redações custam R$9,90 cada.

• O download é gratuito e está disponível para Android e iOS.
  • Avaliação: 4 estrelas (Google Play) e 4,5 estrelas (iOS).

Volp

Além de estar bem informado sobre tudo o que está acontecendo na atualidade, o estudante deve ter uma ortografia impecável. Esse app, desenvolvido pela Academia Brasileira de Letras, é ideal para consultar palavras e checar se a sua grafia está correta. O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa tem mais de 380 mil verbetes, mas, atenção, ele não é um dicionário! O Volp indica a grafia correta, plural e classificação das palavras.

• Gratuito e disponível para Android e iOS.
  • Avaliação: 4,5 estrelas (Google Play) e 4,5 estrelas (iOS).

Dicionário da Língua Portuguesa

Com quase 1 milhão de verbetes, expressões e provérbios, é essencial para o estudante que vai prestar o Enem ter o aplicativo do Dicionário da Língua Portuguesa. Além da facilidade de consulta quando surgir uma dúvida, ele mostra o antes e depois do Acordo Ortográfico, apresenta definições que incluem flexões, categorias, contextos e sinônimos.

• Disponível para Android, Windows Phone e iOS. Gratuito.
  • Avaliação: 4 estrelas (Google Play), 4 estrelas (Windows Phone) e 4,5 estrelas (iOS).

Evernote

O aplicativo é uma excelente ferramenta para quem precisa escrever e não quer perder as boas ideias que surgem quando não tem papel e caneta do lado. Com o Evernote é possível armazenar notas que ajudarão futuramente na formulação do texto. Além disso, possui uma extensão para computador que permite enviar páginas e fotos para o app.

• Disponível para Android, Windows Phone e iOS. Gratuito.
  • Avaliação: 4,5 estrelas (Google Play), 4,5 estrelas (Windows Phone) e 4,5 estrelas (iOS).

UOL

Para ir bem na redação do Enem, é preciso estar antenado e saber o que acontece no Brasil e no mundo. Questões sociais, econômicas e geopolíticas devem estar na ponta da língua do aluno. Para ficar por dentro do noticiário, o ideal é ter um aplicativo que reúna informações e notícias de jornais e revistas em tempo real. Oapp do UOL permite salvar notícias para ler posteriormente off-line ou mandar por e-mail.

• Disponível para Android e iOS. Gratuito.
  • Avaliação: 4 estrelas (Google Play) e 2 estrelas (iOS)

Conhece outro app que pode ajudar a se preparar para a redação do Enem? Compartilhe com a gente!