3 respostas sobre as dúvidas mais frequentes da alfabetização infantil

O processo de alfabetização infantil é um momento muito importante na vida da criança, porque é a partir dele que ela irá criar as suas bases de aprendizado para o futuro. Para que tudo ocorra de maneira natural e tranquila, é muito importante que a família colabore e esteja presente, auxiliando a escola nesse momento. Mas como fazer isso?

Dúvidas como essa são as que mais surgem na cabeça dos pais. Por isso, respondemos aqui 3 perguntas importantes que certamente todos os pais já se fizeram sobre esse período de alfabetização. Confira!

1. Quais são os melhores métodos para auxiliar o processo de alfabetização?

Faça jogos lúdicos

Aproveite tarefas cotidianas para fazer alguns jogos lúdicos com a criança. Por exemplo, quando estiver cozinhando, peça para ele te ajudar pegando os ingredientes.

Você pode fazer isso como um jogo: em vez de falar de cara o que você precisa, dê dicas que façam ele ler os rótulos e procurar pelo item. Pode ser algo simples, como “preciso de uma lata vermelha com um rótulo que começa com a letra P”. Assim, ele te ajuda nas tarefas e ainda aprende!

Mantenha disponível material para ela praticar a escrita espontaneamente

Deixe sempre à disposição da criança papel e lápis de cor ou giz de cera para ela desenhar e se divertir, ou até mesmo para praticar o que está aprendendo na escola.

Outra forma interessante é ter um quadro magnético com várias letras coloridas para estimular a criança a criar palavras e frases completas. Diferentemente do lápis e papel, aqui a criança treina mais as habilidades cognitivas do que as motoras. Portanto, também é uma ótima forma de aprendizado.

2. Quais são as melhores formas de incentivar a criança a ler?

Seja você o maior exemplo

Não adianta nada dizer para o seu filho que é bom ler se ele nunca vê você lendo. As crianças costumam imitar tudo o que os adultos fazem, por isso é tão importante dar o exemplo lendo também. Assim, a criança estará muito mais propensa ao hábito de ler.

Conte histórias

O ato de contar histórias é muito importante nesse período de alfabetização da criança, pois é um dos primeiros contatos que ela terá com a palavra escrita.

Mas fique atento: ao ler a história para a criança, tenho o cuidado de não monopolizar o livro. Deixe que ela toque, segure e acompanhe a leitura com o dedo. Conforme ela for aprendendo a ler, divida a leitura com ela, pedindo para a criança ler uma palavra ou frases inteiras.

3. Quais são os cuidados necessários nesse período?

Dê tempo à criança

Cada criança tem um tempo diferente de aprendizado. Algumas serão mais rápidas para entender certas coisas e começar a desenvolver a escrita, outras vão demorar um pouquinho mais. Isso é normal.

Por apoiá-las nesse período, é muito importante que os pais saibam dar o tempo necessário nesse autodesenvolvimento da criança, sem pressionar nem fazer comparações de desempenho com irmãos ou outras crianças.

Comparações podem ser muito prejudiciais para o aprendizado dos pequenos, colocando-os sob uma pressão desnecessária e que ainda pode ter um efeito contrário.

Esteja próximo

Apesar de cada criança ter seu tempo, também não dá para usar isso como desculpa para deixá-la à própria sorte. É muito importante que os pais participem desse período ativamente. Assim, será possível descobrir mais rápido quaisquer dificuldades que ela esteja enfrentando nesse processo.

Curtiu as nossas dicas? Esperamos que elas te ajudem a atravessar esse período de alfabetização do seu filho da maneira mais saudável possível. Para saber mais sobre o tema da alfabetização infantil, confira o nosso artigo sobre o uso da tecnologia para a alfabetização!