9 livros sensacionais para você e seus filhos lerem em casa

Muitos livros infantojuvenis estão entre os grandes clássicos da literatura. São histórias encantadoras capazes de emocionar profundamente com a lenda de um reino mágico e distante ou com as aventuras de personagens inesquecíveis.

Alguns livros nos acompanham a vida inteira. Lemos e relemos como quem visita um velho amigo querido. E ler junto com seus filhos pode trazer lindas memórias e incentivá-los a serem leitores ávidos no futuro. Vale a pena cultivar esse hábito!

Selecionamos 9 livros sensacionais para você e seus filhos. Leia para os pequenos antes de dormir. Se já leem sozinhos, vocês podem comentar sobre a história conforme a leitura avança, como num clube do livro.

Vamos lá?

Para crianças de 4 a 8 anos

1. O pequeno príncipe — Antoine de Saint-Exupéry

Clássico da literatura mundial, traz reflexões sobre o amor, a natureza do ser humano e os tipos de vida que decidimos levar. Com um vocabulário simples e uma leveza encantadora, é um livro poético e apaixonante. A edição com as aquarelas do autor é belíssima.

2. Ou isto ou aquilo — Cecília Meireles

Esse livro de poesias faz sucesso entre as crianças há décadas. Cecília Meireles utiliza elementos do universo infantil: bola, borboleta, o menino que brinca, a menina que dança ballet.

É uma iniciação à poesia, com poemas que partem da visão de mundo das próprias crianças. Ao mesmo tempo simples e elaborado, também apresenta edições com lindas ilustrações.

3. Contos dos irmãos Grimm

Histórias como a da Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e Cinderela foram eternizadas pelos irmãos Grimm. Eles escreveram as histórias no início do século XIX, quando não havia rádio, televisão ou computador, mas seus contos de fadas encantam até hoje.

4. Marcelo, marmelo, martelo — Ruth Rocha

Outro clássico da literatura infantil nacional. Marcelo é um menino na idade dos porquês. Quer saber por que as coisas têm esse nome e não outro e começa a inventar novos nomes para tudo. É um livro que toda criança pode se identificar e se divertir.

5. A bolsa amarela — Lygia Bojunga

Esse romance de Lygia Bojunga conta a história de uma menina que guarda seus segredos em uma bolsa amarela. Ela sonha em ser diferente e o respeito à diferença acaba sendo uma das grandes lições da narrativa.

É uma história sensível e ideal para trazer grandes ensinamentos para a criançada.

Para crianças de 9 a 13 anos

6. Harry Potter — J.K. Rowling

Os sete livros da saga do menino órfão que morava num armário e descobre que é um bruxo tem muitos motivos para ser um best-seller: histórias emocionantes, personagens envolventes, reflexões sobre o papel da família e da amizade na vida.

Além disso, quem não gostaria de frequentar uma escola de magia? Mesmo adolescentes e adultos se apaixonam pelo famoso garoto com a cicatriz em forma de raio na testa.

Esse é um dos livros sensacionais para você e seus filhos aproveitarem juntos.

7. Percy Jackson — Rick Riordan

Se seu filho já devorou os livros de Harry Potter, apresente a ele a série de livros de Percy Jackson.

As histórias deste menino, filho de um deus da mitologia grega com uma mortal, vão na mesma linha das de Harry Potter: criaturas mitológicas aparecem ao longo dos livros e muitos amigos acompanham Percy em suas aventuras recheadas de perigos e descobertas.

8. Reinações de Narizinho — Monteiro Lobato

É o primeiro livro de Monteiro Lobato que narra as histórias do consagrado Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nessa obra aparecem a boneca Emília, a Tia Nastácia, Dona Benta e, claro, a menina do nariz arrebitado (Narizinho). Outros personagens também aparecem, como o primo Pedrinho, o Visconde de Sabugosa e o leitão Rabicó. Diversão garantida.

9. A Volta ao Mundo em 80 dias — Júlio Verne

Este é um dos mais conhecidos livros do escritor francês Júlio Verne, considerado um dos precursores da ficção científica. Verne era um sonhador. Neste livro, imaginou como seria cruzar o mundo aproveitando os meios de transporte da época: balão, trem, navio.

Lançado em 1873, A Volta ao Mundo em 80 dias ainda encanta gerações e é diversão garantida para quem gosta de soltar a imaginação.

Que tal compartilhar este post nas redes sociais? Seus amigos terão outros livros sensacionais para você e seus filhos!