São vários os chamados Circuitos Turísticos do interior paulista. Circuito das Águas, Circuito das Malhas, Circuito de Cicloturismo, Circuito do Vinho… e, claro, o mais saboroso deles: o Circuito das Frutas, do qual Itatiba faz parte. Além da nossa cidade, compõem esse Circuito os municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.
Para curtir um dia saudável e saboroso, que tal um rolê pelas cidades do nosso Circuito? Além de ser um passeio com atrações para a família toda, os municípios são servidos por ótimas estradas e oferecem paisagens de tirar o fôlego.
Atibaia
Cercada pelas belezas da Serra da Mantiqueira, Atibaia possui inúmeros atrativos turísticos, entre eles a Pedra Grande, maravilhoso mirante onde são praticadas várias atividades de aventura. Grande produtora de morango, a cidade também é palco anualmente de várias festas, entre elas a Festa do Morango e a Festa das Flores.
Indaiatuba
Conhecida como Cidade do Sol, Indaiatuba possui uma característica marcante: sua topografia plana incentiva os passeios de bicicleta por suas largas e belas ruas e avenidas. A cidade caracteriza-se pela produção de uvas e acerola orgânica.
Itupeva
Produtora de uvas, morangos e pêssegos, Itupeva, cujo nome provém do tupi-guarani, significando “cascata pequena”, destaca-se por suas pequenas colinas pelas belas estradas rurais que possui. Realiza a Festa da Uva anualmente.
Jarinu
Com cerca de metade de seu território constituído por áreas rurais, a produção agrícola de Jarinu se sobressai pelas frutas, especialmente o morango, tema anual da festa mais tradicional da cidade. Possuem importância econômica também os cultivos de uva, pêssego, pitaya e atemoias, frutas exportadas para vários países.
Jundiaí
Conhecida como “Terra da Uva”, Jundiaí ganhou esta denominação pela produção de uva niagara rosada. Atualmente, Jundiaí é a maior produtora desta qualidade de uva no país, cultivando também pêssego, morango, caqui e outras frutas. Destacam-se as Festas do morango e da Uva, além da Festa De La Colônia Italiana, realizada anualmente no município.
Louveira
Com uma história que se inicia em meados no século XVI, Louveira projeta-se hoje pelo cultivo de uvas, caquis, pêssegos, figos, ameixas e morangos. A cidade realiza todos os anos as tradicionais Festas da Uva, de Santo Antônio, da Primavera e de Nossa Senhora da Abadia.
Morungaba
Esta tranquila estância climática, com suas maravilhosas paisagens, é conhecida pela produção de uvas, figo, laranja e pêssego, além das tradicionais compotas, doces e temperos, famosos em todas as regiões do país.
Valinhos
Polo nacional na produção de figo e goiaba, a cidade nasceu de um pouso de tropeiros que rumavam para Goiás e cresceu pelas mãos dos imigrantes que se mudaram para a região. Valinhos realiza anualmente uma das Festas mais conhecidas e visitadas do Circuito das Frutas, a Festa do Figo e Expo Goiaba.
Vinhedo
Esbanjando charme em suas ruas e avenidas arborizadas, seus jardins e suas praças, Vinhedo é palco da Festa da Uva, que oferece aos visitantes muitos atrativos culturais, dança, música e exposição de frutas.
Finalizando, para os leitores que não são itatibenses, um pouco das muitas atrações de Itatiba – considerada uma das melhores cidades para se morar no Brasil:
Itatiba
Carinhosamente apelidada de Princesa da Colina, Itatiba está incrustada em meio a lindas paisagens e é produtora de grande variedade de frutas, com destaque para o caqui. A cidade guarda belezas naturais incomparáveis, possuindo também enorme patrimônio cultural e histórico. Em seu extenso calendário de eventos, o de maior projeção é a Festa do Caqui, realizada em abril, e a tradicional Festa de San Genaro.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://circuitodasfrutasoficial.sp.gov.br/