Feliz Ano Novo. Happy New Year. Frohes Neues Jahr. Bonne Année. Akemashite Omedetou Gozaimasu. Szczęśliwego nowego roku. É, se as saudações de passagem de ano ao redor do mundo variam bastante, as maneiras de festejar o primeiro dia do novo ano também… se por aqui temos as roupas brancas, as sementes de romã na carteira, os hábitos de pular sete ondas e de comer lentilha, em outros países há tradições bem distintas. Confira algumas delas:
Alemanha
O porco é símbolo de boa sorte e de fartura por lá. Além de sua carne estar presente nas ceias, ele também é a estrela na decoração dos ambientes, com porcos em miniatura feitos de massa doce.
Áustria
Muita gente tem o costume de jogar chumbo derretido numa tigela com água. Algumas figuras se formam, e cada uma delas tem um significado diferente.
Chile
Na cidade de Talca, todos se reúnem para a passagem de ano em um cemitério, para festejar o momento junto aos parentes já falecidos.
Holanda
Em locais públicos, fogueiras são acesas para queimar as árvores de Natal. Outro costume é mergulhar em lagos, ainda que por lá, nessa época do ano, esteja um frio de rachar!
Dinamarca
Neste país o ritual típico é bem estranho: quando dá meia-noite, as pessoas sobem e pulam de uma cadeira para espantar os maus espíritos. Em seguida, quebram pratos nas portas das casas dos amigos, como um sinal de lealdade. Quanto mais cacos na frente da casa, mais amigos o morador tem!
China
A data exata da virada varia de ano para ano, conforme o calendário lunar. Lá, e em outros países asiáticos, as pessoas limpam as casas para afastar má sorte, vestem-se de vermelho para afugentar maus espíritos e soltam fogos de artifício.
Índia
A comemoração tradicional é celebrada em março, conhecida como Gudi Padwa. O ano novo bengali é uma das festas mais animadas, sendo conhecido como o Festival das Cores. Uma efígie da deus Holika é queimada, o gado atravessa o fogo e anda sobre brasas. Em seguida começam celebrações muito divertidas, com as pessoas brincando com tintas e água colorida.
Rússia
Os russos celebram o Ano Novo em duas datas: 31 de dezembro e 13 de Janeiro. Uma das tradições russas é escrever o que se deseja para o ano que começa em um papel. Este deverá ser queimado e suas cinzas colocadas em uma taça de champanhe. Alguns bebem da taça para que seus sonhos se realizem.
O importante mesmo é comemorar com muita alegria a passagem de ano – esteja onde estiver e da forma que achar melhor. Um 2025 cheio de paz, harmonia, união e sucesso para todos os leitores do nosso blog!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://recreio.com.br/noticias/mapa-mundi/como-os-outros-paises-comemoram-o-ano-novo.phtml