Em primeiro lugar, é preciso compreender como é avaliada a sua redação.
São atribuídas notas de 0 a 200, em 5 critérios de análise. A pontuação máxima em cada um deles totaliza os 1000 pontos possíveis:
. Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
. Compreensão da proposta de redação;
. Seleção e organização das informações;
. Demonstração de conhecimento da língua para argumentação do texto;
. Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando-se as diversidades socioculturais;
A prova pode ser anulada caso conflite com alguns critérios. Alguns deles, aos quais você precisa ficar muito atento: redações com até 7 linhas, conteúdo que afronte os direitos humanos, cópia de texto e fuga do tema proposto.
Quanto mais você exercitar a escrita, melhor a qualidade do seu texto
Fazer simulados e provas de anos anteriores é uma estratégia essencial para alcançar bons resultados. Isso vale para a redação, da mesma forma que vale para outras matérias. Aperfeiçoar a escrita e suas técnicas é tarefa que demanda muita prática, e só treinando bastante é que seu texto fluirá de maneira mais fácil. O ideal é que você faça em torno de duas redações por semana, pedindo a um professor que as corrija e faça suas observações, ok?
Cuidado com vícios de linguagem, regionalismos e informalidade
Fuja de hipérboles, generalizações, clichês e pontuação excessiva. Uma determinada gíria, por exemplo, pode ser muito comum e fazer sentido na região em que você mora, mas ser desconhecida pelo corretor da sua redação. Já pensou o que um vacilo assim pode custar? O ENEM exige dissertações bem argumentadas, e alguns padrões linguísticos precisam ser respeitados.
Ler é fundamental
Sim, sempre e cada vez mais. E quando a gente fala em leitura, engloba muita coisa: desde literatura até as notícias e análises sobre os fatos que acontecem no Brasil e no mundo. Ou seja, valem jornais e revistas de interesse geral, romances, poesia, contos, crônicas e por aí vai. Ao ler você se exercita, por introjeção, no uso adequado de figuras de linguagem, ortografia, gramática e construção de frases, garantindo assim um texto original e coerente. E nunca se esqueça que linguagem oral é uma coisa, e linguagem escrita é outra.
Resumindo: todo aluno sabe o quanto a redação pesa no cômputo geral do ENEM, e dispensar especial atenção a ela já o qualifica a um score maior. Boa redação, muita tranquilidade ao desenvolver seu texto e aquele sucesso pra você!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas.
Fonte para elaboração do conteúdo:
https://colegionext.com.br/aprenda-4-dicas-sensacionais-para-mandar-bem-na-redacao-do-enem/