
Novidades na Ciência! A NASA acaba de anunciar a descoberta de um novo planeta que pode ser habitável e isso é, no mínimo, empolgante. O nome dele é TOI-1846 b e ele fica a cerca de 154 anos-luz da Terra. Ou seja, não dá pra pensar em uma visita tão cedo, mas só o fato de existir um planeta parecido com o nosso já anima (e muito) os cientistas.
O TOI-1846 b é o que os astrônomos chamam de uma “super-Terra” – um planeta rochoso maior que o nosso, com características que o colocam dentro da chamada “zona habitável” de sua estrela. Isso significa que ele está na distância certa para que, teoricamente, exista água em estado líquido por lá. E onde tem água, pode ter vida.
Mas calma: ainda não dá pra se empolgar demais. Apesar do potencial, as temperaturas por lá são extremamente altas – chegando a mais de 300 °C. Pra efeito de comparação, isso é mais quente que um forno doméstico. Então, mesmo que o planeta tenha uma vibe parecida com a da Terra em termos de tamanho e órbita, ele ainda está longe de ser um destino “amigável”.
Mesmo assim, a descoberta é importante. Primeiro, porque mostra que há muitos outros mundos por aí com potencial parecido com o nosso. Segundo, porque reforça o quanto ainda temos pra explorar e entender sobre o universo. A missão agora é seguir estudando o TOI-1846 b com mais detalhes, talvez com novos telescópios que entrem em ação nos próximos anos.
Pra quem curte astronomia ou simplesmente sonha com outras formas de vida no universo, essa é mais uma pista de que o espaço guarda muito mais do que imaginamos. E que a nossa jornada de descobertas está só começando.