Ela sempre foi rodeada de mistérios, um verdadeiro enigma para a humanidade. Sua face indevassável alimentou teorias as mais diversas e inspirou a criação de um dos álbuns de rock mais célebres de todos os tempos – o “Dark Side of the Moon”, do Pink Floyd. Estamos falando do lado oculto da lua, agora nem tão oculto assim…
Por estar em rotação sincronizada com a Terra, um dos hemisférios da lua não é visto aqui do nosso planeta, daí a denominação de “lado oculto” ou “lado escuro”. Da mesma forma, a Terra não pode ser vista de lá.
A China foi o primeiro país e por enquanto o único a pousar neste hemisfério lunar. A primeira vez aconteceu em 2019, porém foi há poucos meses que os chineses lograram um feito inédito, comemorado pela comunidade científica internacional: a sonda Chang’e-6 pousou no lado oculto e coletou cerca de 2 kg de amostras do solo, após pousar na Bacia Aitken – uma das maiores crateras conhecidas do Sistema Solar. O hemisfério remoto da lua tem um aspecto muito diferente do lado que podemos observar daqui: sua crosta é mais antiga e espessa, com um número muito maior de crateras.
A missão exigiu muitas inovações de engenharia, envolveu altos riscos e enormes dificuldades, especialmente a falta de comunicação com a Terra (nenhum sinal de rádio alcança a região) e as gigantescas variações de temperatura naquela parte do nosso satélite natural.
A cápsula com as amostras coletadas aterrissou no norte da Mongólia, em 25 de junho último, e o feito chinês, além de abrir novos horizontes para um conhecimento mais aprofundado da lua, representa também um trampolim para o ambicioso programa espacial do país, que inclui o estudo e a exploração de Marte.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/sonda-chinesa-retorna-a-terra-com-amostras-historicas-do-lado-oculto-da-lua/#:~:text=O%20m%C3%B3dulo%20lunar%20Chang’e,ambicioso%20programa%20espacial%20do%20pa%C3%ADs.