Forma mais comum de demência, o Alzheimer é uma doença neurodegenerativa crônica, que se manifesta lentamente e vai se agravando ao longo do tempo. Suas causas ainda não são totalmente conhecidas, sendo a perda de memória, a confusão mental, a apatia e as mudanças repentinas de humor alguns dos principais efeitos que acometem os seus portadores.
Embora existam tratamentos eficazes que podem prolongar a vida, retardar os sintomas e colaborar para o bem-estar do paciente, o Alzheimer não tem cura.
Porém, em meio a tantas incertezas e dificuldades de tratamento, surge uma esperança no sentido de se precaver do Mal de Alzheimer: o domínio e a prática constante de uma segunda língua provou ser, através de estudos científicos recentes, uma maneira eficaz de prevenção da doença – por exercitar a memória e desenvolver as habilidades cognitivas. Há evidências que sugerem resultados ainda melhores se o aprendizado da segunda língua começar nos primeiros anos da infância.
O estudo, conduzido por pesquisadores alemães e publicado em abril de 2023 na revista Neurobiology of Aging, demandou mais de duas décadas de pesquisa. Participaram dela cerca de 700 pessoas, com idades entre 59 e 76 anos. As que tinham fluência em mais de um idioma obtiveram pontuações mais altas em linguagem, memória, foco, atenção e habilidades em tomadas de decisão, comparativamente ao grupo dos que falavam apenas uma língua.
No Colégio Next, o ensino bilíngue é uma realidade desde a Educação Infantil. Que compreende, aliás, a faixa etária mais propícia ao domínio fluente de um segundo idioma. Se você quer saber mais sobre esta nossa proposta, acesse https://colegionext.com.br/programa-bilingue/.
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Fonte para elaboração do conteúdo: wikipedia / https://veja.abril.com.br/saude/falar-mais-de-um-idioma-diminui-o-risco-de-alzheimer-entenda