CASAS IMPRESSAS EM 3D. É VERDADE, PODE ACREDITAR!

Casa impressa em 3D tem 52m² — Foto: Grupo Katz/Divulgação

Parece coisa de ficção científica, mas já é realidade lá fora e por aqui – as casas construídas por impressoras 3D.

A nova tecnologia possibilita, por exemplo, a produção de casas populares em larga escala, com custos e prazos reduzidos. Em oito dias é possível erguer uma pequena residência, de maneira totalmente limpa e sustentável (hoje, o setor de construção civil é responsável por 40% das emissões globais de gás carbônico).

As paredes são impressas em camadas de microconcreto aditivado de alta resistência, conectadas por estruturas de aço. A impressora 3D é controlada por um sofisticado software e por um robô, que fabricam toda a estrutura e os elementos necessários para a montagem do imóvel.

O diferencial do prazo de entrega, aliado à precisão construtiva e à durabilidade do produto final podem contribuir muito para a redução do déficit habitacional brasileiro, estimado em cerca de 7 milhões de moradias. A construção deve seguir as mesmas determinações legais das obras tradicionais, e o projeto arquitetônico requer aprovação da prefeitura da cidade  onde a obra será realizada. É importante ressaltar também que a nova tecnologia não prescinde das demais etapas construtivas, como fundação, projeto arquitetônico, projeto hidrossanitário e projeto elétrico.

Outra incrível vantagem do sistema: a geração de resíduos, bem como o desperdício de materiais, é praticamente zero – índice que no sistema construtivo convencional chega a 30%. Ou seja, a cada 3 casas construídas, uma é desperdiçada!…

A experiência de Nova Lima, na região de Belo Horizonte

Na cidade de Nova Lima (MG), aconteceu no mês de abril deste ano um experimento piloto, com um imóvel de 57 m². A casa, de dois dormitórios, teve suas paredes impressas e montadas como se fosse um lego. Esta mesma residência foi posteriormente desmontada e transportada em um caminhão para a Bahia, a fim de ser remontada. O que demonstra uma outra imensa vantagem: a portabilidade. Sim, o imóvel móvel. Pode acreditar!

Edificações de dois andares

Um primeiro projeto de impressão 3D em dois pavimentos foi executado no ano passado nos Estados Unidos. A residência tem 3 quartos e 370 m² de área construída, demandando 330 horas de trabalho de uma impressora de 12 toneladas. Ainda que seja uma casa unifamiliar, o projeto é um embrião para o desenvolvimento de habitações multifamiliares com o uso da nova tecnologia.

Utilização na reconstrução da Ucrânia

Na Ucrânia, cerca de 2.000 escolas foram destruídas desde o início da invasão russa. Na cidade de Lviv, marcada por fortes bombardeios, uma ONG propiciou a construção da primeira escola impressa em 3D do mundo, que irá abrigar cerca de 100 crianças. O sucesso dessa iniciativa pode alavancar o uso da tecnologia para a reconstrução de outros edifícios na Ucrânia, incluindo mais de 10.000 casas destruídas até o momento no país.

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www.estadao.com.br/brasil/maquina-3d-imprime-casa-de-57-m-com-ajuda-de-robo-veja-video/

https://olhardigital.com.br/2023/07/11/ciencia-e-espaco/escola-impressa-em-3d-e-construida-na-ucrania
https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/noticia/2024/04/09/adeus-ao-tijolo-areia-e-reboco-entenda-como-e-construida-a-casa-impressa-em-3d.ghtml
https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2023/01/14/como-esta-sendo-feita-a-primeira-impressao-de-casa-com-dois-andares-dos-eua.ghtml
Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *