Nem bem começa o mês de dezembro e lá vem a frase feita: “Nossa, o Natal parece que foi outro dia mesmo! A gente se distrai um instantinho e já é Natal de novo…”. Pois é. Tem até quem aconselha a nem desmontar a árvore ou guardar os piscas, pois daqui a pouco já tem que preparar tudo outra vez!
O fato é que o Natal está aí, com seus clichês, tradições, seu clima de fraternidade e uma certa aura de harmonia e de união entre as pessoas. Celebrado na grande maioria dos países, as formas de comemorá-lo costumam variar bastante de um lugar para outro. Se você curte essa época do ano, provavelmente nem imagina que o Natal é bem diferente em algumas partes do mundo.
Islândia
Ao invés de trocarem presentes de todo tipo, lá as pessoas presenteiam umas às outras com livros. A troca acontece depois da ceia, e em seguida as famílias passam um tempo lendo juntas, e em silêncio, os livros que ganharam.
Japão
A comemoração por lá é semelhante ao Dia dos Namorados. Casais se encontram para trocar presentes, passearem pelas ruas e jantarem em restaurantes iluminados por luzinhas natalinas.
Itália
Além da decoração encantadora, dos presépios e das festas nas praias, na Itália existe uma personagem chamada Befana – uma senhora idosa que, na noite de 5 de janeiro, visita as casas para distribuir doces às crianças bem comportadas e pedaços de carvão às de mau comportamento…
Letônia
Por lá, o Papai Noel trabalha bastante e as crianças adoram isso! Em algumas regiões, o bom velhinho traz presentes por 12 dias consecutivos. Consta que foi também neste país que montaram a primeira árvore de Natal do mundo.
Chile
Neste país o Natal acontece quando termina o ano letivo. Os presentes são entregues pelo Viejo Pascuero, que é equivalente ao nosso Papai Noel.
Austrália
Amigos e familiares se reúnem na praia, sendo que uma das principais tradições no país é admirar os fogos de artifício na baía de Sydney.
Rússia
Nos lares russos, a ceia de Natal é composta por 12 pratos – um para cada apóstolo de Jesus Cristo. No dia de Ano Novo, as crianças russas recebem a visita do Avô de Gelo, que como Papai Noel também tem barba branca, usa roupas vermelhas e botas pretas.
Tradicional ou “diferentão”, a gente deseja a você um Natal maravilhoso, daqueles de deixar saudade. Reúna a família e comemore muito!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/12/25/estilo/1514156517_679259.html