Você, leitor, já deve ter ao menos ouvido falar do Abaporu. Caso o nome não lhe seja muito familiar, o quadro certamente é.
Considerada a mais conhecida e valiosa obra de arte do Brasil, o Abaporu possui hoje um valor estimado de 45 milhões de dólares e é um símbolo do movimento antropofágico e da arte modernista brasileira como um todo.
Ícone de uma vertente artística que buscava a valorização da brasilidade frente à cultura vinda da Europa, o quadro até hoje desperta reflexão sobre a identidade nacional.
O óleo sobre tela, medindo 85x73cm, foi oferecido por Tarsila como presente de aniversário ao seu então marido, Oswald de Andrade, no ano de 1928.
Por sua representatividade nacionalista, não deixa de ser irônico o fato desse quadro pertencer ao acervo permanente de um museu localizado fora do Brasil (o Malba – o Museu da Arte Latino-Americana de Buenos Aires).
Em 2011, a então presidente Dilma Rousseff consultou o diretor do Malba, Eduardo Constantini, sobre o custo de repatriação da obra. Segundo afirmação de Tarsilinha, sobrinha-neta de Tarsila e detentora dos direitos autorais da pintora, o valor pedido pelo museu foi de US$200 milhões. Ou seja, muito mais que os US$45 milhões de sua suposta avaliação de mercado!
O significado do Abaporu
O nome Abaporu é uma junção dos vocábulos tupis Aba e Poru, que significa “homem que come gente” ou “homem antropófago”, retratando uma figura humana sentada numa posição pensativa em uma paisagem árida e ensolarada.
Para saber mais sobre as obras e a vida de Tarsila, que batiza uma das salas da nossa biblioteca, vale a pena um passeio pelo site oficial da artista: www.tarsiladoamaral.com.br
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.tarsiladoamaral.com.br/c%C3%B3pia-primeiros-anos?pgid=lsdoxbx85-4c3f43b4-7957-43d7-a6ee-57459ddde67a https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2019/04/abaporu-historia-do-quadro-mais-valioso-da-arte-brasileira