A paisagem além da tela: por que ver Monet no MASP é um momento único?

1
Dicas  |  Notícias
Obra ‘A canoa sobre o Epte’ (1890) estará em exposição / Foto: João Musa/Divulgação

Visitar o Museu de Arte de São Paulo (MASP) já é, por si só, uma experiência única, mas a exposição A Ecologia de Monet, em cartaz de 16 de maio a 24 de agosto de 2025, promete ir além da beleza das pinceladas impressionistas. Pela primeira vez no hemisfério sul, 32 pinturas de Claude Monet serão reunidas para provocar reflexões sobre a relação entre arte, natureza e humanidade.

A mostra se debruça sobre diferentes fases do artista, explorando desde os barcos que cortavam o rio Sena até os icônicos jardins de Giverny, onde Monet criou e pintou seu próprio paraíso verde. Cada sala propõe uma leitura ecológica das obras, conectando as transformações da paisagem às mudanças sociais e climáticas do século XIX e, claro, provocando olhares sobre o presente. De acordo com a apresentação de divulgação da Mostra, mais do que contemplar imagens, que visitar a exposição vai perceber como arte e meio ambiente estão profundamente entrelaçados, com uma curadoria que valoriza tanto a estética quanto o pensamento crítico.

Roteiro cultural
Aproveita a visita, além do MASP, São Paulo é um verdadeiro parque de diversões para quem curte arte, história e cultura. A Pinacoteca, por exemplo, é um respiro de inspiração no centro da cidade, com obras brasileiras que vão de Tarsila do Amaral a contemporâneos. O Museu do Ipiranga, reaberto recentemente, é parada obrigatória para quem quer entender como o Brasil foi se construindo — com acervos gigantescos e exposições interativas. Já o MIS (Museu da Imagem e do Som) é o ponto de encontro da arte com a tecnologia, sempre com mostras que cruzam música, cinema e cultura pop. E para quem prefere uma pegada mais lúdica e científica, o Catavento é o museu ideal para aprender brincando.

Um final de semana pode ser muito bem explorado na cidade que respira arte por todos os lados, e visitar exposições como a de Monet é mais do que um passeio: é uma forma de se conectar com a história, entender o presente e sair com a cabeça cheia de novas ideias.

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *