MENOS GENTE EM SÃO PAULO? POIS É, PODE ACREDITAR.

Itatiba é uma opção para quem quer viver no interior – Foto: Renato Jr/ PMI

Mais um início de ano, mais um período marcado por promessas de mudança. Mudança de hábitos, mudança de perspectivas, mudança de projetos em relação a estudo ou trabalho. E, para um número cada vez maior de famílias, mudança de cidade e de estilo de vida – o que nitidamente vem ocorrendo no caso da capital paulista.

A população de Sampa, quem diria, está diminuindo!

É difícil acreditar, mas São Paulo, conhecida como a cidade que não para de crescer, vive uma diminuição – pelo menos no que se refere ao número de habitantes. E não há como negar que parte deste fenômeno se deve ao aumento da migração para o interior do Estado.

De acordo com a Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados), é a primeira vez que essa redução acontece. Após atingir 11,5 milhões de moradores em 2019, São Paulo experimentou um recuo demográfico de 0,7% entre aquele ano e 2023. Uma desaceleração ainda modesta, porém significativa por ser historicamente inédita. É claro que outros fatores contribuíram para este decréscimo, como a queda na taxa de natalidade e o maior número de óbitos causados pela pandemia, mas o fenômeno migratório vem se mostrando bastante consistente.

Aumento na qualidade de vida, redução nos custos para se viver.

Impulsionada pela necessidade de isolamento causada pela Covid 19, a ideia de abandonar o estresse, a rotina agitada e o alto custo de vida na capital paulista pela opção interiorana acabou por ganhar ainda mais força na medida em que a economia que se tem com moradia, alimentação, transporte e educação dos filhos chega facilmente aos 30%.

Em Atibaia, por exemplo, o aluguel de uma casa ampla com piscina equivale à locação de um apartamento de dois quartos, em bairros paulistanos como Perdizes ou Saúde.

O que se observa é que muitas famílias procuram viver no entorno da capital, em uma faixa que se estende até Campinas, atraídas pelas possibilidades de trabalho home office – mantendo a renda que obtinham em São Paulo, porém com custos menores.

Nesse contexto, a cidade de Itatiba destaca-se como uma das melhores alternativas, oferecendo estrutura e atributos invejáveis para quem quer sair de São Paulo e viver com tranquilidade, segurança e economia em relação à capital. Saiba mais clicando aqui

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fonte para elaboração do conteúdo: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/alto-custo-de-vida-faz-paulistanos-deixarem-sp-e-populacao-da-cidade-encolhe.shtml?pwgt=l8olt4sbrz4mlc738sestjxmbp7eq02mfq4h14g3ggre3476&utm_source=mail&utm_medium=social&utm_campaign=compmailgift

Compartilhar
0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *