Tão típicas e onipresentes quanto as figuras de Papai Noel nessa época do ano, as árvores de Natal tomam conta da paisagem, nas ruas, nas vitrines das lojas e no aconchego das casas. Naturais, bem ao estilo dos lares americanos com seus pinheiros enormes, ou artificiais e de gosto pra lá de duvidoso, em plástico ou outros materiais sintéticos, são certamente o artefato mais emblemático das festas de final de ano. Até aí, tudo bem. Mas qual é a origem delas?
Bom, começando pela espécie de árvore. A escolha do pinheiro parece estar associada à prosperidade, pois muitas populações do norte da Europa acreditavam que as árvores que permaneciam verdes durante todo o ano atraíam fortuna. Outros, por outro lado, defendem a tese de que ela era na verdade um símbolo pagão que acabou sendo apropriado pelos cristãos, provavelmente durante a Idade Média. Tem até quem sugira que ela pode ter sido inspirada no Jardim do Éden, o que não deixa de ter um cunho religioso.
Latônia e Estônia, por sua vez, disputam o fato de terem sido o berço da dita cuja. Na Letônia, a tradição remonta a 1510, quando uma associação de comerciantes desfilou com uma árvore pela cidade, decorando-a e depois queimando-a.
Confira estas interessantes curiosidades sobre as árvores de Natal
. As coloridas e tradicionais bolas que as enfeitam foram criadas em 1947, por um soprador de vidro alemão;
. A primeira árvore de Natal iluminada nos Estados Unidos foi montada em Washington, em 1923;
. Todos os anos, desde 1947, o governo norueguês envia ao Reino Unido uma árvore de Natal em agradecimento ao auxílio dado pelos britânicos aos noruegueses durante a Segunda Guerra Mundial;
. Na Rússia, as árvores decoradas não são consideradas de Natal, e sim de Ano-Novo.
Bom, no final das contas, a origem da árvore de Natal parece que vai continuar sendo uma incógnita. Enquanto isso, seria bacana se você deixasse aí nos comentários algo a respeito da árvore que você tem em casa, ou de alguma lembrança relacionada a ela. E aí? Bora contar pra gente?
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2023/12/qual-e-a-origem-da-arvore-de-natal