Estamos em plena contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de 2024, que acontecerão em Paris de 24 de julho a 11 de agosto. A cidade-luz foi escolhida pela terceira vez como anfitriã das Olimpíadas (as duas primeiras foram em 1900 e 1924). Uma espetacular festa de abertura, que promete ser diferente de todas as outras realizadas até agora, prenuncia algumas outras novidades.
Modalidades estreantes
Duas novas práticas entram para a lista de esportes olímpicos:
BREAKING
O Breaking (ou Breakdance) é um esporte que combina elementos urbanos com a capacidade atlética do praticante. A Praça da Concórdia será o cenário para os breakdancers, que se apresentarão nos dias 09 e 10 de agosto nas modalidades masculina e feminina. A disputa se dá na forma um contra um e dinâmica, com dois breakers dividindo palco/música e assistindo aos movimentos do adversário. O DJ escolhe uma música e os participantes terão que improvisar sua coreografia em cima da batida. A cada música, o competidor tem 60 segundos para executar seus movimentos.
A avaliação é feita por cinco juízes, de acordo com seis critérios: criatividade, personalidade, técnica, variedade, perfomance e musicalidade.
CANOAGEM SLALOM (CAIAQUE EXTREMO)
Presente há mais de 30 anos no calendário dos jogos olímpicos, a canoagem slalom apareceu como modalidade em Barcelona, no ano de 1992, embora já existisse desde 1972.
Já o Caiaque Extremo, que entra agora para o circuito das Olimpíadas, consiste em quatro barcos competindo em um trajeto aquático para tentar concluir o percurso primeiro. Com quatro adversários dividindo a mesma correnteza, a disputa pela medalha de ouro certamente será muito acirrada e promete muita adrenalina!
Confira outras mudanças
Três modalidades foram retiradas da disputa nos jogos de Paris: beisebol, softbol e caratê.
Windsurf e Kitesurf são as novas categorias na vela.
Boulder/Lead e Velocidade entram como gêneros diferentes na escalada esportiva.
Realização de competições mistas entre os gêneros. É o caso da marcha atlética de 35km, com revezamento entre equipes compostas por homens e mulheres.
Os times de tiro com arco e bote de vela também são formados por atletas de ambos os sexos.
Adoção de um novo formato para o pentatlo moderno.
Agora é acompanhar a performance da delegação brasileira e torcer por um excelente resultado no quadro de medalhas!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/olimpiadas/olimpiada-de-paris-2024-conheca-as-novas-modalidades/