Eles estão em toda parte. Se você acha que ainda existe algum lugar onde não haja um robô executando alguma tarefa, é porque não olhou com a devida atenção ao seu redor…
Como definição básica, entende-se como robô um dispositivo, ou grupo de dispositivos eletromecânicos, capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada. Um robô é capaz de tomar decisões, e não raramente, em especial nos filmes de ficção científica, assume forma próxima à humana – na aparência e no modo de agir. E o que até agora parecia ficção vem tornando-se realidade com o robô humanoide, da Tesla, cujas fantásticas habilidades você pode conferir aqui: https://youtu.be/cpraXaw7dyc?si=_WSmcGbk9cVGFxUD
Muitas vezes, no entanto, eles não têm forma física, o que é o caso dos softwares, por exemplo. E aí temos um risco extra, levando-se em conta o estrago que conseguem fazer em plataformas como o Facebook, o X ou o YouTube, passando-se por humanos para realizar tarefas nem sempre dignificantes… Você mesmo, leitor, pode ter ontem mesmo interagido com alguns deles nas redes sociais. E mais: corre o risco até de ser seguidor de uma penca de robôs e nem se dar conta disso!
Mas afinal, por onde eles andam?
. No setor industrial, multiplicando a produtividade e reduzindo drasticamente os custos e a ocorrência de erros e acidentes.
. Ambiente doméstico: de aspiradores de pó a cortadores de grama, passando por limpeza de vidros e manutenção de piscinas.
. Transportes: carros autônomos e veículos de transporte de cargas.
. Medicina: apoio a idosos e deficientes, por meio de próteses e cadeiras de rodas automatizadas, além de intervenções cirúrgicas a distância e que exijam máxima precisão de movimentos.
. Área militar: sistemas de monitoramento aéreo e terrestre, bem como engenharia aeroespacial.
. IA Generativa: aqui se incluem o tão famoso e polêmico ChatGPT e seus similares, cada vez mais utilizados em inúmeras aplicações. Eles são também robôs (no caso, chatbots), interagindo com os usuários através de recursos de inteligência artificial cada vez mais poderosos e sofisticados.
. Construção civil.
. Marketing e serviços de atendimento ao consumidor.
. Inspeção de cabos telefônicos submarinos.
. Consertos em usinas nucleares.
. Vigilância florestal.
Aí estão apenas alguns exemplos. São inúmeros os segmentos onde a presença dos robôs é rotineira, substituindo com vantagens o trabalho humano. E é justamente aí que reside um sério perigo, que daria assunto para muitos outros posts!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://www.terra.com.br/byte/ciencia/robos-na-vida-moderna,bbcae160f4d8f310VgnCLD2000000ec6eb0aRCRD.html