A EDUCAÇÃO NA GRÉCIA ANTIGA

Foto: Reprodução Internet

A Grécia Antiga, não por acaso, é considerada o berço da civilização ocidental. Seu legado, em inúmeros campos do conhecimento e das artes, é tão notório que, mesmo passados milhares de anos, alguns de seus fundamentos continuam influenciando o nosso dia a dia, notadamente o saber e a educação.

A Paideia

A chamada Paideia é o sistema de educação e formação ética da Grécia Antiga, que incluía ginástica, gramática, retórica, música, matemática, geografia, história natural e filosofia, visando a formação de indivíduos perfeitos e completos, capazes de liderar, de serem liderados e de exercerem um papel positivo na sociedade. A intenção era formar um ser superior, sendo ele próprio a medida das coisas que o cercavam em seu cotidiano. Um contexto onde imperava a liberdade de pensamento e no qual os grandes sábios gregos eram mestres independentes, priorizando sempre a formação da individualidade.

Representavam especialmente a Paideia grega os poetas, os filósofos, os retóricos e os músicos. E foram os textos homéricos, como a “Ilíada” e a “Odisseia” os grandes inspiradores do desenvolvimento da educação grega. Ainda que pairem dúvidas até hoje se estas duas obras monumentais foram escritas por um só homem, o certo é que elas tiveram extraordinária influência na formação da nação grega e são o testemunho de uma civilização onde a ética e a estética andavam juntas e eram indissociáveis.

Protágoras

No diálogo “Protágoras”, de Platão (século IV a.C.), a educação é tida como modeladora da alma e do corpo. A Educação Física, a musical e a literária eram os três sustentáculos de formação. A partir dos sete anos, a educação da criança era voltada para a música (canto, poesia e dança) e para o físico. Chegando aos 13 anos, completava-se a educação elementar, e os estudantes com mais recursos dariam continuidade ao seu desenvolvimento educacional.

Agora, voltando ao nosso presente: por mais avançados que sejam a tecnologia de ensino e os recursos didáticos à disposição das melhores escolas, muitos dos princípios nascidos na Grécia Antiga influenciaram a educação e ainda influenciam o processo de transmissão do conhecimento. Uma herança e tanto, não é mesmo?

Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!

Fontes para elaboração do conteúdo: wikipedia / https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/7/36/a-educaccedilatildeo-na-greacutecia-antiga

Compartilhar
1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *