Conhecer outros mundos é um sonho inerente ao ser humano. A curiosidade, a atração pela descoberta e a perspectiva de chegar aonde ninguém (ou pouquíssima gente) esteve antes são possibilidades que atraem e instigam cada vez mais.
E o que ainda soa como ficção científica pode deixar de ser fantasia dentro de alguns anos. É que o chamado turismo espacial aos poucos vai deixando o terreno do improvável para ganhar novas dimensões. E não estamos só falando da órbita da Terra ou de viagens à lua, mas também da exploração de outros planetas do sistema solar. Projeções apontam para 2040 o lançamento da primeira missão tripulada a Marte – ou até antes. A princípio a tripulação seria composta exclusivamente por astronautas, porém há quem aposte em planos bem mais ambiciosos…
Segundo a NASA, a agência espacial norte-americana, uma das possibilidades seria enviar quatro astronautas na missão pioneira – dois permaneceriam na órbita marciana, enquanto outros dois pousariam na superfície do planeta vermelho. A previsão de permanência é de trinta dias. Antes disso, porém, um módulo de 25 toneladas seria enviado para lá, contendo suprimentos, energia e sistemas de mobilidade.
Já o excêntrico bilionário Elon Musk vislumbra um potencial incrível no turismo espacial. Uma de suas empresas, a SpaceX, vem desenvolvendo ousados projetos para levar turistas a Marte, a um custo estimado de R$1,8 milhão por pessoa. Uma aventura para pouquíssimos privilegiados, mas que tende a ter seu custo reduzido exponencialmente com a economia de escala, tão logo o “negócio” deslanche pra valer… por enquanto, não custa sonhar!
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fontes para elaboração do conteúdo: https://canaltech.com.br/espaco/nasa-fornece-detalhes-sobre-a-primeira-missao-tripulada-a-marte-216669/