Você já ouviu falar em cidades-irmãs? Provavelmente sim, até porque raras são as cidades que não possuem uma irmã em algum lugar do mundo…
Segundo a Wikipedia, “a designação de cidades-irmãs tem como objetivo criar relações e mecanismos protocolares, essencialmente em nível espacial, econômico e cultural, através dos quais cidades de áreas geográficas ou políticas distintas estabelecem laços de cooperação”.
Não raramente, entretanto, um determinado município pode ter mais de uma cidade-irmã. No caso de Itatiba, ocorreu uma “oficialização” no ano de 2018, determinando, através de projeto legislativo, a geminação da nossa cidade com a de Oratino, localizada na Itália.
Assim, Oratino se junta a Toro, outra cidade italiana que também é oficialmente, desde 2009, nossa cidade-irmã.
O “gemellaggio”com Oratino se deve a dois fatores: o grande número de cidadãos daquela cidade que imigraram para Itatiba e pelo fato dos dois municípios terem a pedra como ponto em comum. Se Itatiba em tupi-guarani significa “muita pedra”, Oratino tem a secular tradição de utilizar o mineral como matéria no desenvolvimento da arte.
Para homenagear a irmandade Itatiba – Toro – Oratino, em abril de 2018 foi inaugurado o monumento “Guardiões de Itatiba”, erguido na rotatória em frente ao Parque da Juventude. Estiveram presentes à solenidade os prefeitos de Orantino e de Toro.
A título de curiosidade: além de Toro e Oratino, Tosa, no Japão, e Monte Sião e São Sebastião, no Brasil, também são consideradas cidades-irmãs de Itatiba.
Fique à vontade pra compartilhar este post com seus amigos, e não deixe de se cadastrar pra receber notícias nossas. É só clicar aqui!
Fonte para elaboração do conteúdo: https://novodia.digital/2018/04/itatiba-inaugura-monumento-em-homenagem-nova-cidade-irma/ https://camaraitatiba.sp.gov.br/cidade-oratino-irma-itatiba/ https://jr.jor.br/2018/04/06/itatiba-recebe-prefeitos-italianos-de-oratino-e-toro/