6 formas lúdicas para ensinar matemática para crianças

O aprendizado da matemática pode parecer algo muito difícil para as crianças. Contudo, ensinar matemática para os pequenos pode ficar incrivelmente mais fácil e divertido, se entendermos que essa ciência está em quase todas as situações cotidianas e em muitas atividades lúdicas.

Pensando nisso, selecionamos 6 formas divertidas e prazerosas de ensinar matemática para crianças, a fim de garantir o aprendizado significativo dessa área do conhecimento. Confira!

1. Receitas culinárias

Cozinhar com as crianças é uma excelente forma de desenvolver noções de quantidades e padronização de medidas. Além da convivência com o adulto, que orienta e supervisiona, nessa atividade as crianças podem também aprender a registrar as porções de cada ingrediente exigido pela receita.

Outra habilidade matemática que pode ser desenvolvida com receitas culinárias são as noções de sequência e organização, absorvidas pela criança ao seguir os passos do modo de preparo. E depois de tudo feito, todos se deliciam com a comida feita a várias mãos!

2. Jogos de tabuleiro

Nessa divertida brincadeira, as crianças aprendem contagem naturalmente. Quando esse tipo de jogo inclui comandos como “avance 3 casas” ou “volte 2 casas”, essa habilidade se torna mais complexa, embasando o aprendizado das operações de adição e subtração. Além disso, os pequenos constroem as relações entre quantidade e espaço percorrido.

3. Visita ao supermercado

O supermercado é um espaço riquíssimo para a aquisição de habilidades matemáticas. Nesse ambiente, é possível construir desde conceitos básicos, como quantificação de produtos, até conceitos bastante complexos, como comparação de valores e quanto dinheiro ainda pode ser gasto.

Para envolver as crianças nessa atividade, você pode convidá-las a verificar quais itens estão faltando em casa, elaborar uma lista, pesquisar preços em folhetos, e, finalmente, ir ao supermercado. É possível também ensinar os pequenos a contar o dinheiro para pagar as compras, portanto, esqueça o cartão de débito e crédito por um momento.

4. Brincadeiras com mapas

A utilização de mapas para o desenvolvimento de habilidades matemáticas também é uma maneira de estimular as crianças de forma lúdica. Brincadeiras como Caça ao Tesouro desenvolvem a capacidade de contagem e percepção espacial, além de serem muito divertidas. Jogos de computador que envolvem a exploração de espaços também são excelentes para a construção desses conceitos.

5. Jogo da Velha, Damas e Xadrez

Essas brincadeiras simples são importantes ferramentas para ensinar estratégia e lógica para as crianças. Isso parece pouco diante das complexas questões de provas dos alunos maiores, mas o aprendizado da solução de problemas começa com essas brincadeiras, já que habilidades cognitivas mais sofisticadas são o fim do caminho de construção dos conceitos matemáticos.

6. Jogos de construção

Blocos de madeira ou de plástico coloridos e até mesmo sucata são brinquedos que as crianças normalmente gostam bastante e, enquanto brincam, aprendem noções de engenharia, classificação e estratégia.

Todas essas brincadeiras são formas lúdicas de ensinar matemática para as crianças. Enquanto convivem com a família, se divertem e aprendem muitas habilidades e competências necessárias ao seu futuro escolar e profissional.

Gostou do post? Agora que você está preparado para ensinar matemática para crianças de forma lúdica e enriquecedora, compartilhe suas experiências, deixando seu comentário.