Os pais sempre prezam pelo melhor para os seus filhos. Isso inclui conforto, segurança, alimentação balanceada, férias em família e uma boa instituição escolar.
A escola deve cumprir as necessidades pedagógicas esperadas pelos pais, ter uma mensalidade justa e, principalmente, atender às expectativas dos filhos.
Porém, escolher a melhor escola para o filho não tem sido a tarefa mais fácil, e muitas vezes os pais optam pela praticidade e localização da empresa em detrimento da metodologia de ensino.
Se você não está satisfeita com a escola em que seu filho estuda, ou está pensando em colocá-lo pela primeira vez no ambiente escolar, conheça as dicas que daremos a seguir e saiba como escolher a melhor escola.
Conheça os valores da instituição
Os valores da instituição escolar devem atender aos propósitos de vida dos pais ou responsáveis. Atualmente, os valores estão arraigados à proposta pedagógica da empresa e se conectam aos desafios da modernidade.
Resolução de conflitos por meio do diálogo, mudança de postura frente à invasão tecnológica dos tablets e telefones celulares, envolvimento dos pais nas atividades acadêmicas são estratégias consideradas essenciais nos dias de hoje.
Avalie a metodologia de ensino
Antes de visitar a escola, investigue qual é a metodologia de ensino e aprendizagem preconizada na instituição. Pesquise nos meios eletrônicos e livros didáticos as principais diferenças entre as metodologias comuns — Waldorf, Montessoriana, tradicional, construtivista, entre outras — e escolha que mais condiz com seus preceitos.
Diante disse, pesquise as escolas que utilizam a metodologia desejada e faça uma visita. Assim, observará na prática os benefícios, formas de interação dos alunos e professores e o ambiente propício para essa abordagem.
Conheça a didática dos professores
Conhecer a didática dos professores pode ser um ponto chave na escolha da melhor escola. Em uma reunião com esses educadores é possível constatar o grau de instrução, a forma de manejo com os alunos para aplicar a disciplina, bem como a experiência em lecionar para a faixa etária escolhida.
Nesse encontro, será possível observar a satisfação do professor com os materiais didáticos oferecidos pelas escolas e a qualidade dos demais itens utilizados na proposta pedagógica. É importante observar a educação e destreza dos professores frente às adversidades advindas do ambiente de sala de aula.
Verifique a infraestrutura da escola
A infraestrutura da escola deve estar alinhada aos requisitos de segurança e limpeza conforme legislação vigente. Isso inclui a verificação das instalações elétricas e hidráulicas, tipo de escadas e rampas, rotas de fugas etc.
Também é imprescindível avaliar a infraestrutura das quadras poliesportivas, o estado de conservação dos artefatos para a prática de esportes e a rotina para realização das atividades.
Assim como é recomendável conhecer o local onde são preparadas e consumidas as refeições escolares.
As dicas deste texto de como escolher a melhor escola para o seu filho são úteis e ajudam a destacar as ótimas empresas. Além disso, dependendo da idade dos filhos, é importante considerar a opinião deles na decisão sobre a mudança de escola. Essa situação propiciará um estreitamento dos laços familiares e contribuirá para adaptação da família toda à nova escola.
E você, está satisfeito com a escola do seu filho? Se não, entre em contato conosco!